Prefeitura promove o 1° Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde

Segunda, 10 de Outubro de 2022 - 16:00

O 1° Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Guarulhos ocorreu na última sexta-feira (7) no Centro Municipal de Educação Adamastor, em alusão ao Dia do ACS, celebrado na última terça-feira (4). O evento, promovido pela Prefeitura, reuniu mais de 200 profissionais das 44 UBS com Estratégia Saúde da Família.

A categoria é de fundamental importância na Atenção Primária para a promoção, a prevenção e a reabilitação do cidadão, sendo um elo entre a UBS e a comunidade, como já abordado no Programa Saúde com Você, nos vídeos de número um, três, 22 e 25, disponíveis no canal da Prefeitura no YouTube, que trazem o depoimento de usuários que tiveram a vida transformada pelo trabalho de um agente comunitário de saúde.

Fabiana de Cássia Muniz, ACS da UBS Soberana e diretora de base do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo (Sindacs), deu seu depoimento ao vivo sobre como a ACS Edilma Teixeira de Melo impactou a sua vida. “Logo que eu mudei, ela bateu à minha porta e me disse que iria todo mês à minha casa para saber se eu estava bem de saúde, se os meus filhos tinham sido vacinados e me informou que tinha uma UBS perto de casa”, contou, deslumbrada com o que aquela profissional lhe oferecia.

“Um tempo depois, em uma das visitas, ela me avisou que era possível se inscrever para ACS. Fiz a inscrição e ela bateu no meu portão pra falar que eu havia passado no concurso. Eu não tinha acesso à internet e ela mais uma vez veio a minha casa avisar as datas das provas, e até que eu havia passado, e me ligou pra eu não perder a data para levar meus documentos. O começo da minha vida na Prefeitura foi graças a ela. Até de um casamento que era triste eu fui libertada por causa dela e de outras colegas da UBS Soberana”, afirmou.

Merilin Vieira de Oliveira Alencar, chefe da Divisão de Planejamento de Enfermagem da Secretaria da Saúde, disse que esse encontro, que fez parte do planejamento de enfermagem, foi realizado tanto para ressignificar a categoria quanto para aproximar o enfermeiro do ACS. “Além disso, trouxemos a palestra sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica, ministrada pelo pneumologista Aldo Agra de Albuquerque Neto, para que a gente consiga identificar e buscar esse paciente para que não chegue a óbito, porque o índice de mortalidade é de mais de 49% das doenças crônicas, e o papel do ACS é fundamental nessa busca”, explicou.

Durante o encontro foram prestadas homenagens às filhas de uma ACS que faleceu. Estiveram presentes o secretário-geral e o primeiro secretário do Sindacs, Ronaldo Cesar Barbosa e José Pedro de Oliveira Neto, respectivamente, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Zélia Brito de Sousa, a representante do Departamento de Assistência Integral à Saúde (Dais), Iara Maria Sant Ana Pijpers, e o secretário da Saúde de Guarulhos, Ricardo Rui, que apresentou os avanços conquistados para a categoria, como a Emenda Constitucional 120, publicada em maio de 2022, que estabeleceu valores de remuneração ajustados e o retorno da insalubridade para os Agentes Comunitários de Saúde. O evento contou ainda com apresentação musical e sorteios de massagens.

Fotos: Nícollas Ornelas/PMG