Prefeitura promove o seminário 135 Anos da Abolição Inacabada no próximo dia 17

Sexta, 05 de Maio de 2023 - 12:43

A Prefeitura de Guarulhos promove no próximo dia 17 de maio o seminário 135 Anos da Abolição Inacabada: Perspectivas das Políticas de Reparação no salão de artes do Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo).

O evento contará a partir das 19h com a participação da diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação na Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) no Ministério da Igualdade Racial, Tatiana Dias. Aberto ao público em geral, a atividade ofertará certificado aos participantes. Inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/seminario135anos e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2409-6843.

Desenvolvida pela Subsecretaria da Igualdade Racial de Guarulhos, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, a iniciativa tem por objetivo oferecer aos participantes conteúdos sobre os efeitos da abolição inacabada para a população negra, bem como apresentar possibilidades para o aperfeiçoamento das políticas públicas e privadas na superação das desigualdades e no enfrentamento do racismo a partir da valorização da história e da memória afro-brasileira.

Palestras

Tatiana, que é doutora em administração pela Universidade de Brasília, abordará o tema ”Panorama das desigualdades raciais e o impacto das ações afirmativas: memória e história negra como resistência e potência de inclusão” ao lado do jornalista Antônio Pita, criador da  startup de turismo e cultura negra Diáspora Black e vencedor do prêmio Folha Empreendedor Social na categoria Soluções Comunitárias.

A mediação do debate será da historiadora e docente da UNG e da Uneafro (União de Núcleos de Educação Popular para Negras, Negros e Classe Trabalhadora) – núcleo Mabel Assis (Pimentas/Guarulhos), a professora doutora Veruschka de Sales Azevedo, que é também pesquisadora em educação decolonial e antirracista.

Já o tema “Perspectivas para a Consolidação do Antirracismo na Educação - 20 anos da Lei 10.639” (legislação federal que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e de cultura afro-brasileira nas escolas) será ministrado para professores da rede municipal, a servidores e também ao público em geral das 14h às 17h.

A discussão ficará a cargo do coordenador pedagógico da Prefeitura de São Paulo, professor Lauro Cornélio da Rocha, graduado em filosofia, pedagogia e mestre em história econômica, e pelo colunista das revistas Raça Brasil e Ciência Hoje, professor Carlos Eduardo Dias Machado, que é mestre em história, doutorando em educação pela USP e ativista do movimento negro desde 1988.

Arte: Comunicação/PMG