Prefeitura promove treinamento de contenção a fogo em vegetação

Sexta, 15 de Julho de 2022 - 16:30

A brigada de incêndio florestal da Prefeitura de Guarulhos passou por um novo treinamento de contenção ao fogo em mata nesta terça-feira (12) no Horto Florestal Municipal, no bairro Água Azul, em parceria com a escola Work Fire. Coordenada pela Defesa Civil, a ação reuniu 34 servidores para aulas teóricas e práticas ministradas pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Com a orientação do subtenente Fábio Brambilla, os participantes atuaram em uma série de condutas capazes de impedir a propagação do fogo, como a formação de aceiros (faixas sem vegetação que dividem a mata), o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), bombas costais, tanques d'água, conjuntos de mangueiras semirrígidas e abafadores.

O encontro é um reforço anual nos conhecimentos sobre normas de prevenção e minimização dos riscos de incêndios, que são ampliados na temporada de estiagem e de queda de umidade do ar. Nessas épocas a vegetação seca pode alastrar o fogo rapidamente e causar danos à saúde, à natureza, à vida e ao patrimônio. “O treinamento é primordial para o enfrentamento dessas ameaças, uma vez que um brigadista treinado poderá tomar uma atitude de imediato ao presenciar um acidente e impedir uma queima descontrolada”, explica o coordenador-adjunto da Defesa Civil, Israel Soares.

De acordo com ele, Guarulhos possui riscos ampliados devido às edificações muito próximas de locais com cobertura vegetal. Por isso, a brigada de incêndio da Prefeitura atua diretamente na prevenção com fiscalizações, zeladoria e ações educativas, bem como os agentes de Defesa Civil prestam apoio ao Corpo de Bombeiros em ocorrências de princípios de incêndio e pequenos focos.

Serviço

A brigada de incêndio da Prefeitura pode ser acionada 24 horas, todos os dias da semana, pelo telefone 199, da Defesa Civil. Vale ressaltar que o Corpo de Bombeiros é o órgão responsável por lidar com grandes incêndios e atende pelo telefone 193.

Fotos: Divulgação/PMG