Prefeitura realiza primeira capacitação em testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais

Quarta, 08 de Fevereiro de 2023 - 16:09

Nesta terça-feira (7) a Prefeitura de Guarulhos, por meio do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, em parceria com o DCUE (Departamento da Coordenação da Urgência e Emergência), promoveu uma formação para dez enfermeiros de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs), hospitais e maternidades para a realização de testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, no PA Alvorada.

A capacitação faz parte do planejamento do Programa IST/Aids e Hepatites Virais para ampliar o número de profissionais formados com o objetivo de possibilitar o diagnóstico precoce dessas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) para que, em caso positivo, o encaminhamento para tratamento seja realizado em tempo oportuno.

As UPAs e os hospitais são locais estratégicos para a realização de diagnósticos de pacientes sintomáticos ou expostos ao HIV em relação sexual consentida, acidente de trabalho com material biológico ou violência sexual, já que nessas unidades está disponível a medida de prevenção ao vírus por meio da profilaxia pós-exposição.

As maternidades, por sua vez, são estratégicas para a realização dos testes para HIV, sífilis, hepatites B e C em gestantes e parturientes (que estão em trabalho de parto ou acabaram de parir), para a captação de casos positivos e a prevenção da transmissão vertical dessas doenças da mãe para o seu bebê. Os testes estão disponíveis na Maternidade Jesus, José e Maria, no Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso e no Hospital Geral de Guarulhos.

Além disso, os testes rápidos também podem ser realizados em todas as UBS, UPAs, PAs, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e no SAE Carlos Cruz. O procedimento de testagem consiste em uma simples picada no dedo e o resultado fica pronto em cerca de 30 minutos.

Em 2022 o Programa IST/Aids e Hepatites Virais capacitou 95 profissionais, entre auxiliares de enfermagem, enfermeiros e nutricionistas de UBS, UPAs e serviços especializados. Para 2023 já estão programadas sete capacitações com previsão de formação de 175 profissionais de toda a rede de saúde.

Fotos: Divulgação/PMG