Prefeitura relança projeto de segurança alimentar Pronutris

Terça, 08 de Outubro de 2019 - 15:34

Um público de aproximadamente 50 pessoas participou nesta terça-feira (8) do relançamento do projeto Pronutris – Nutritivo Saber,no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Sítio dos Morros. Com práticas simples e objetivas, a ação da Prefeitura beneficiará cerca de 40 famílias assistidas pelos Cras Itapegica e Sítio dos Morros, escolhidas por estar em situação de extrema vulnerabilidade social.

O projeto visa a ampliar ações de promoção à Segurança Alimentar e Nutricional para famílias em situação de vulnerabilidade social utilizando alimentos frescos provenientes da agricultura familiar, aliado a orientações sobre o direito humano à alimentação adequada, segurança alimentar e nutricional, mobilização e articulação comunitária, combate ao desperdício, aproveitamento integral dos alimentos e resgate de uma alimentação saudável.

Representando o prefeito de Guarulhos, Guti, o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), Alex Viterale, destacou a expectativa de ampliar o Pronutris. “Estamos relançando um projeto que deu certo no Cras Itapegica e que começou como projeto piloto em 2017. Nossa intenção, enquanto governo, é ampliá-lo para os 12 Cras do município até o fim do ano que vem. Ele foi desenvolvido pela equipe técnica do Banco de Alimentos e conta com parceria do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal. O Pronutris irá entregar alimentação de qualidade, alimentos saudáveis para as famílias. É através da alimentação que se previne outros problemas, inclusive questões de saúde”, afirmou o gestor.

A proposta é que as famílias em extrema vulnerabilidade social, selecionadas pelos técnicos dos Cras, sejam acompanhadas por nutricionista e pela equipe técnica alternadamente a cada quinze dias e recebam alimentos frescos como legumes, frutas e verduras do Banco de Alimentos.

De acordo com nutricionista da SDAS, Soraya Brites Pontífice, o acompanhamento incluirá a coleta de dados como peso, estatura, conferência abdominal e do quadril de um membro de cada família para a avaliação antropométrica. Também será feita a avaliação social por meio de questionários. Além disso, a família será orientada sobre o aproveitamento integral de alimentos, alimentação saudável e adequada, entre outros assuntos. “O objetivo é contribuir para a redução dos níveis de insegurança alimentar no município por meio de ações como encontros com atividades socioeducativas e de educação alimentar e nutricional, além de entrega de sacola com alimentos”, explicou Soraya.

Uma das beneficiárias do Pronutris é Juliana Martins dos Santos, 34 anos, separada e mãe de seis filhos. Moradora do Sítio dos Morros, ela está desempregada há cinco meses. “Esses alimentos vão ajudar muito pois irão nutrir as crianças. Não dá pra ter mistura todo dia em casa e comer arroz, feijão e uma salada, feita com essas verduras, está ótimo”, disse Juliana.

Fotos: Marcio Lino/PMG