Prefeitura usa gerenciamento integrado para modernizar unidades de saúde

Quarta, 27 de Julho de 2022 - 11:00

A Prefeitura de Guarulhos investe na modernização das unidades de saúde com o suporte do Sistema Inteligente de Serviços da Saúde (SISS Online), uma solução integrada de gerenciamento e monitoramento de recursos assistenciais, administrativos e financeiros.

A implantação do sistema na cidade possibilitou melhoria na gestão, agilidade na admissão de pacientes e otimização das filas e salas de espera nas unidades, maior celeridade nos atendimentos com o uso do prontuário eletrônico, permitindo a impressão de receituário integrado com a farmácia, e solicitações de vacinas, exames e consultas.

Para se ter uma ideia, 77,7% dos setores de classificação de risco e as recepções das unidades de urgência e emergência já foram contemplados com a automatização inteligente, integrando as informações do paciente desde o atendimento na atenção primária até a urgência. A utilização do Portal do Cidadão facilita e dá transparência ao processo de agendamento. Por meio da ferramenta Busca Remédio, por exemplo, a pessoa localiza com mais facilidade onde há disponibilidade dos medicamentos na rede.

“Em diversas unidades de pronto-atendimento a classificação de risco era realizada de forma manual, em formulário. Após a implantação do SISS, essas unidades realizam a classificação pelo sistema, informação que irá compor o prontuário eletrônico do paciente, juntamente com as anotações médicas, como prescrição, evolução clínica, entre outros”, explica o secretário-adjunto da Saúde, Silvio Cardoso do Prado Junior.

Por meio de um diagnóstico detalhado a ferramenta desenha um quadro geral das condições locais, como dados sobre a população atendida em cada território, idade do público, sexo e características socioeconômicas, sendo possível ainda efetuar a emissão de relatórios com as estatísticas coletadas. “Na recepção, o sistema permite a abertura de fichas de maneira informatizada, facilitando, assim, a análise de estatísticas de atendimento, como tempo de espera e tipo de especialidade”, salientou o gerente de Projetos de Programas da Secretaria da Saúde, Renan Marani Garcia.

Recursos

O programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, faz os repasses financeiros ao município de acordo com a população cadastrada na atenção primária. Esses recursos são destinados à reestruturação e ao fortalecimento desse setor para a contratação de equipes de saúde da família, reformas nas unidades e outras ações específicas que melhoram o atendimento prestado à população.

Com base nos cadastros individuais dos usuários enviados por meio do SISS ao Ministério da Saúde, o município recebe mensalmente um incremento financeiro de R$ 188.975,20, o que equivale a R$ 2.267.702,40 anualmente.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG