Presença de mulheres do universo da música de concerto marca espetáculo da GRU Sinfônica

Segunda, 24 de Julho de 2023 - 17:03

A maestrina Lígia Amadio e a violoncelista Marina Martins, duas grandes personalidades da música de concerto, marcam o espetáculo da série Convidados Especiais, da Orquestra GRU Sinfônica, a ser apresentado no próximo domingo (30), às 16h, no Teatro Padre Bento. O concerto, ação que integra o calendário das orquestras de Guarulhos, é gratuito e os ingressos devem ser retirados pelo site https://orquestrasdeguarulhos.com/ingressos/.

 

Sob regência de Lígia Amadio, maestrina da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o programa apresenta o Concerto para Violoncelo nº 2, Op. 126, de Dmitri Shostakovich, obra escrita pelo compositor russo na primavera de 1966 na Crimeia. Em seus três movimentos, o concerto é marcado por diálogos brilhantes entre o violoncelo de Marina Martins e os demais instrumentos, solos efusivos que levam a orquestra ora ao clímax ora à calmaria.

 

O programa traz ainda a Sinfonia nº 7 em Lá maior, Op. 92, de Ludwig van Beethoven, obra muito especial na carreira do compositor por seu lugar na história da Áustria e pela natureza de sua música.

 

De acordo com o maestro Emiliano Patarra, o convite a Lígia Amato e Marina Martins vai ao encontro do tema explorado neste ano. “A temporada 2023 prima pela diversidade de participações e, não por acaso, o concerto traz duas fortes presenças femininas, proposta alinhada ao objetivo das orquestras de Guarulhos de ampliar participações e amplificar carreiras tão brilhantes no universo da música de concerto”, explica Patarra.

 

Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, por meio das secretarias de Educação e Cultura, o concerto da GRU Sinfônica com maestrina Lígia Amadio e a violoncelista Marina Martins ficará disponível no canal do YouTube das orquestras de Guarulhos. Para mais informações sobre a temporada 2023 das orquestras acesse www.orquestrasdeguarulhos.com.

 

O Teatro Padre Bento fica na rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade.

 

Imagens: Divulgação/PMG