Procon Guarulhos multa e interdita açougue no Pimentas

Sexta, 31 de Março de 2023 - 15:38

O Procon Guarulhos multou e interditou por 30 dias o açougue Ki-Boiada, localizado no bairro do Pimentas, pela comercialização de carne imprópria para o consumo, falta de higiene, produtos vencidos, sem identificação e acondicionados de forma imprópria. A ação da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor ocorreu nesta quarta-feira (29) e foi motivada por denúncia.

 

Os agentes fiscais do órgão estiveram no local e constataram que os refrigeradores não gelavam adequadamente e acumulavam água em excesso. As câmeras frias estavam desligadas com carne em seu interior e os balcões, enferrujados. Além disso, foram encontradas fezes de roedores na câmara fria, bem como um rato vivo.

 

Um consumidor do bairro procurou os fiscais para reclamar de carne moída estragada. A equipe do Procon constatou que a mercadoria estava imprópria devido ao mau cheiro, interveio e o valor pago pelo produto foi devolvido ao consumidor.

 

Diante das irregularidades encontradas e do crime contra a saúde pública, o Procon Guarulhos interditou o estabelecimento por 30 dias, conforme o art. 56, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para que a empresa cumpra as normas legais. A abertura do estabelecimento será autorizada somente após nova vistoria.

 

A polícia e a perícia das vigilâncias sanitárias de Guarulhos e de São Paulo foram acionadas e conduziram o supervisor das 12 unidades da rede Ki-Boiada à delegacia. A sanção contra a empresa poderá chegar a até R$ 11 milhões, de acordo com o seu faturamento.

 

Reincidência

 

O açougue Ki-Boiada já é conhecido no Procon pela prática contra saúde pública em razão da venda de carne imprópria para o consumo, expor carne moída em um bandejão para venda, apresentar produtos vencidos, sem a identificação do fabricante, e pela falta de higiene. O estabelecimento é reincidente pelas condutas irregulares e já havia sido autuado duas vezes pelos mesmos motivos.

 

Imagens: Divulgação/PMG