Profissionais do transporte escolar aprendem como atender pessoas com deficiência

Segunda, 24 de Outubro de 2022 - 18:59

Divididos em duas turmas, um total de 50 condutores e auxiliares do transporte escolar de Guarulhos participou do curso de capacitação em atendimento da pessoa com deficiência no transporte escolar realizado no sábado (22), no auditório da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), no Macedo. A iniciativa da Prefeitura de Guarulhos tem por objetivo sensibilizar os profissionais e compartilhar conceitos, técnicas e formas de abordagens mais adequadas para o transporte seguro desses alunos.

“As formações ampliam o olhar dos participantes para a necessidade de atualização e preparo dos profissionais que atendem pessoas com deficiência”, disse o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Giberto Penido, que apresentou os projetos realizados pela pasta, como a emissão gratuita da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

Abordagem adequada da pessoa com deficiência, tipos de deficiência e estudos de casos com situações que podem ocorrer dentro do veículo foram alguns dos assuntos tratados. Com os olhos vendados, os condutores e auxiliares caminharam pelo quarteirão para perceber os desafios enfrentados pela restrição da visão.

A formação de quatro horas promovida pela SAI, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, foi ministrada pela educadora de trânsito Fernanda Oliveira Nascimento. A participação é obrigatória aos que pretendem trabalhar com o segmento, conforme a lei municipal 6.768/2010.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone  (11) 2414-3685.

Imagens: Divulgação