Profissionais do transporte escolar são capacitados para atender pessoas com deficiência

Quarta, 20 de Julho de 2022 - 16:33

A Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta quarta-feira (20) o curso de formação no atendimento de pessoas com deficiência para 30 motoristas e monitores do transporte escolar na sede da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, no Macedo. Na próxima semana estão previstas aulas para outros 150 profissionais inscritos.

O curso é obrigatório para os que pretendem trabalhar na área, conforme estabelece a lei municipal 6.768/2010, e de acordo com a educadora de trânsito e professora Fernanda Oliveira Nascimento o objetivo é sensibilizar os profissionais e compartilhar um conjunto de técnicas e abordagens para o transporte seguro desses estudantes.

Os participantes, divididos em dois horários, passaram por uma aula teórica sobre a terminologia correta, tipos de deficiências, métodos de transporte seguro, postura do condutor, entre outros assuntos. De olhos vendados, eles vivenciaram as situações do dia a dia enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual e por cadeirantes durante uma caminhada na calçada e em um breve passeio de ônibus, em parceria com  empresa Campos dos Ouros. Verificaram ainda o uso da plataforma elevatória para ingresso no veículo.

Moradora de Bonsucesso, Frutuosa Pereira de Amorim Soares, 49 anos, pretende trabalhar com van escolar. “Renovei a carteira de habilitação D, pois estou desempregada e queria há muito tempo ser motorista. Adorei o curso porque ele dá uma visão melhor do que a pessoa com deficiência passa, além de aprender as leis e como devemos tratar as pessoas”, disse.

Já Adriano Moreno, 45 anos, é condutor de transporte escolar também em Bonsucesso há seis anos. “Estou procedendo à renovação do curso que fiz em uma instituição particular e já venceu. Estas aulas são mais completas porque têm a parte prática e aprendi muito. Ficar com os olhos cobertos me fez sentir a dificuldade. Gostei bastante”, afirmou o motorista.

As aulas são promovidas pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, integrante da Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos, e têm duração de quatro horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2414-3685.

Imagens: Marcio Lino/PMG