Programa da Prefeitura emprega 350 pessoas em vulnerabilidade social

Terça, 30 de Agosto de 2022 - 18:31

O programa Cuidando, idealizado pela Prefeitura, emprega atualmente 350 pessoas em situação de vulnerabilidade social em Guarulhos nas regionais de zeladoria da cidade. Os participantes, que recebem bolsa-auxílio de R$ 828 mensais, são capacitados para atuar junto aos profissionais das regionais, auxiliando nas atividades de varrição, pintura de guias, podas de canteiros e jardins e roçagem.

“O programa não poderia ter um nome melhor, porque ele realmente cuida das pessoas e fez toda a diferença na minha vida”, afirma Eliane Nascimento de Araujo, 62, moradora do Jardim Ansalca, que é uma das pessoas que teve a sua vida mudada pelo Cuidando. “Eu chorei tanto quando fui selecionada, agradeci tanto a Deus pela oportunidade. É um dinheiro abençoado”, afirma.

Eliane ficou mais de cinco anos desempregada e fazendo bicos para conseguir se manter. Agora, desde dezembro de 2021 ela atua na zeladoria da Regional Pimentas. “De todo o meu coração, eu amo trabalhar lá. Gosto muito do lugar, das pessoas, me dou bem com todo mundo”, comenta.

Lançado em fevereiro de 2020, o Cuidando deu oportunidades aos guarulhenses, além de fortalecer o serviço de zeladoria dos bairros. Atualmente os participantes exercem suas funções nas regionais Taboão, Pimentas, São João, Cidade Satélite, Cabuçu, Centro e em algumas unidades do Ecoponto.

Como funciona

Os interessados devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Quando surgem novas vagas, os assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social buscam candidatos interessados no banco de dados do cadastro.

A jornada de trabalho é de seis horas diárias de segunda a sexta-feira. O contrato de trabalho é regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e tem duração de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis, com direito a férias, 13° salário e demais benefícios.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG