Projeto Compartilhando ideias e experiências debate mobilidade urbana

Segunda, 27 de Agosto de 2018 - 19:30

O auditório do Paço Municipal recebeu nesta segunda-feira (27), mais uma palestra do projeto “Compartilhando ideias e experiências”, com a abordagem do tema “Mobilidade Urbana”. O assunto foi discutido pela arquiteta e urbanista Meli Malatesta, que há 35 anos  presta serviços à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo.

Durante a palestra, Meli defendeu a “mobilidade ativa”, ou seja, não motorizada, a pé e de bicicleta, pela humanização da cidade. Ela ressaltou ainda, a necessidade de pensar em mobilidade urbana também para ciclistas e pedestres, como instalação de ciclofaixas e ciclovias, espaços fechados para passagem de carros, etc. Meli ressaltou ainda a importância de “viver a cidade”, estimulando o transporte ao ar livre, o que pode melhorar a qualidade de vida do cidadão.

A arquiteta mostrou ainda dados sobre o trânsito da cidade de São Paulo, entre eles, o que aponta para o maior número de homens que utilizam bicicleta para se locomover em detrimento das mulheres.

Ao final, Meli apresentou um vídeo com exemplos de diversos locais nos Estados Unidos que viraram referências em urbanismo ambiental e de mobilidade.

Imagens: Sidnei Barros/PMG