Projeto da EPG Gilmar Lopes amplia o repertório de brinquedos e brincadeiras

Quarta, 30 de Novembro de 2022 - 16:02

Um jogo de tabuleiro e uma trilha gigante foram montados em uma sala temática interativa e convidativa, disponível a todos os alunos da EPG Gilmar Lopes, no Jardim Bananal. Na última semana, o encerramento do projeto Brincando e Reinventando, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de novembro, promoveu e revelou aprendizagens, além de celebrar as conquistas de mais uma etapa alcançada.

Idealizado por professores de diferentes áreas do conhecimento, o projeto foi desenvolvido ao longo do ano letivo com os alunos do 2° ano do período da tarde e teve como objetivo ampliar o repertório das crianças em relação a brinquedos e brincadeiras.

Brincando e Reinventando também objetivou despertar a consciência e a responsabilidade de todos em relação à reutilização de materiais na construção de objetos. Papelão, CDs, tampas plásticas, papel, garrafas PET, caixas de leite e rolos de papel higiênico foram alguns dos materiais utilizados na elaboração dos brinquedos.

“Iniciamos o projeto com rodas de conversa nas quais abordamos a importância do brincar e as possibilidades de fazer isso reutilizando e transformando materiais em brinquedos. Essa ação, além de divertida, ajuda na preservação do meio ambiente”, explicou Thiago Dias, professor de educação física da unidade escolar.

Além de Dias, o projeto Brincando e Reinventando também foi idealizado pelos professores Angelita Lima, de artes, e Vagner Monteiro, de inglês, e contou com intensa parceria da equipe escolar.

A confecção de brinquedos como baragandão, pião, aviãozinho de papel e diversos jogos de tabuleiro, dentre os quais Shisima, Labirinto, Pong Hau ki e Quadrado Mágico, contou com a participação das crianças. “Elas atuaram de forma efetiva na construção de todos os brinquedos, tanto na coleta dos materiais quanto na confecção. Cada criança montou seu próprio brinquedo fazendo o experimento junto aos colegas na escola e tendo a possibilidade de levá-los para casa”, explicou Dias.
 
 
Fotos: Divulgação/PMG