Projeto de lei da Política Municipal de Educação Ambiental recebe contribuições até domingo

Segunda, 12 de Dezembro de 2022 - 15:43

Em evento realizado na última quarta-feira (7) na Universidade Guarulhos (UNG), o secretário de Meio Ambiente, Thiago Surfista, entregou ao prefeito Guti a minuta do projeto de lei da Política Municipal de Educação Ambiental, plano de gestão da floresta urbana também chamado de Floresta Gru (www.guarulhos.sp.gov.br/article/minuta-do-projeto-de-lei-da-politica-municipal-de-educacao-ambiental). Contribuições ao texto podem ser enviadas até domingo (18) pelo endereço eletrônico sm.gru.planejamento@gmail.com.

O documento propõe uma visão sistêmica e multidisciplinar para a solução de problemas baseada nos objetivos do Sistema de Áreas Verdes, previsto no Plano Diretor de Guarulhos - lei municipal 7.730/2019. “O plano prioriza, dentre outros itens, a proteção da biodiversidade e dos remanescentes de Mata Atlântica, a criação, ampliação e implantação de novas áreas verdes e de corredores ecológicos urbanos, a restauração, recuperação e requalificação de áreas degradadas”, explicou Guti.

Quanto à educação ambiental, o projeto de lei destaca a importância do tema como direito de todos e componente essencial da educação municipal, devendo estar presente de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo para o desenvolvimento da consciência sobre as questões socioambientais. “A educação ambiental deve estar presente em todos os momentos da vida escolar de forma a despertar o engajamento da comunidade na criação de ambientes mais equilibrados, saudáveis e sustentáveis”, afirmou o secretário Thiago Surfista.

Também estiveram presentes ao evento o diretor do Departamento de Gestão e Implantação de Áreas de Lazer e Parques Urbanos, Styvenson Koga, a diretora do Departamento de Conservação da Biodiversidade, Fernanda Magalhães, e a diretora do Departamento de Proteção Animal, Juliana Kopczynski. Todos os participantes receberam uma muda de ipê-amarelo, árvore nativa da Mata Atlântica local.

Fotos: Ivanildo Porto/PMG