Projeto Estagiando mobiliza mais de 400 jovens para vagas de estágios remunerados

Terça, 12 de Março de 2024 - 15:38

A Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta segunda-feira (11) a 11ª edição do projeto Estagiando no CEU Paraíso-Alvorada, na Vila Paraíso, o qual mobilizou 433 jovens entre 16 e 29 anos do ensino médio, técnico e superior que buscaram vagas de estágios remunerados em diversas áreas. O evento, cujo objetivo é a inserção das juventudes no mercado de trabalho, disponibilizou mais de duas mil vagas aos estudantes, que passaram por orientações, entrevista para verificar quais oportunidades eram compatíveis com seus perfis e encaminhamentos às entrevistas finais nas empresas contratantes.

“A subsecretaria não tem poupado esforços percorrendo diversos bairros para atingir os jovens que muitas vezes ainda estão em busca do seu primeiro estágio. Esta ação não seria possível sem a parceria com as empresas e o envolvimento de toda a equipe da pasta. Não podemos esquecer que trabalho e renda são políticas adotadas pelo prefeito Guti desde o início do seu mandato. Trabalhar para o jovem, sem dúvida alguma, é apostar no futuro da nossa cidade”, afirmou o secretário de Direitos Humanos, Felipe Marques de Mendonça.

Já o papel do estágio na vida do estudante foi destacado pelo subsecretário da Juventude, Cesar Sousa. “Para nós é sempre uma alegria levar oportunidade de trabalho para as juventudes. É por meio do estágio que se abre uma porta para o futuro profissional de nossos jovens”, disse o gestor.

O sonho de Gusthavo da Silva Christiano, de 17 anos, é fazer faculdade de tecnologia da informação (TI). Aluno do 3º ano do ensino médio, ele participou do projeto e obteve encaminhamentos para entrevistas compatíveis com seu perfil no setor de estoque de uma fábrica e também na área de TI de uma empresa. “Estou bastante feliz. Vim confiante e com o sorriso no rosto”, revelou o estudante que vive no Jardim Ponte Alta. ”Nunca trabalhei registrado e o que aparecesse eu ia pegar porque além de ajudar meu irmão caçula vou poder comprar as coisas de que preciso”, completou Gusthavo.

Maria Eduarda Freires de Magalhães, de 19 anos, já fez bicos como babá e havia se inscrito em plataformas pela internet para conseguir estágio em direito sem ter sucesso. “Pela internet não tive acesso a vagas como aqui no Estagiando, em que obtive dois encaminhamentos para entrevistas”, disse a estudante do 2º ano. Ela aprovou o projeto. “Achei aqui bem legal e organizado. Quero estagiar para pegar experiência profissional”, contou Maria Eduarda, que mora no Parque Piratininga, limite do município com Itaquaquecetuba, com os pais e dois irmãos.

A iniciativa ocorreu em parceria com as empresas Nube, Brilho Próprio Estágios, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Agência Conecta, Ellenco Estágios, IGEduc, Inter Estágios, Super Estágios, Super Aprendiz e Belottis Estágios.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/25028