Projeto Igualdade Racial em Ação atende no Jardim Angélica até sábado

Terça, 31 de Janeiro de 2023 - 17:36

Até o próximo sábado (4) a população do Jardim Angélica e região terá disponível os serviços gratuitos do projeto Igualdade Racial em Ação na rua Vitorino Bento Lorena da Silva, 198 (travessa da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira), das 9h às 17h, exceto nesta quarta-feira (1º), em que o atendimento será das 8h às 15h. A ação da Subsecretaria de Igualdade Racial (SIR) de Guarulhos é desenvolvida em parceria com o projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania.

 

O atendimento é feito em num ônibus adaptado que oferece agendamentos para emissão de segunda via de documentos (RG, CPF, certidões de óbito e de nascimento e casamento). É necessário que o cidadão leve uma cópia do documento a ser renovado.

 

A dona de casa Maria Lidiane Silva de Melo, de 44 anos, aproveitou a oportunidade para agendar a segunda via do RG da filha. “Ela tirou o documento faz mais de dez anos e precisa atualizar. Eu não estava conseguindo agendar pelo site e o projeto me ajudou bastante, já marcaram para a próxima semana”, disse a moradora do bairro.

 

Desempregado, o motorista Dirceu Emílio Galvão, de 63 anos, agendou a transferência da carteira de motorista. “Aqui facilitou muito, pois não tenho internet e nem sei mexer com isso”, contou Galvão, que vive no Jardim Ferrão.

 

Mais serviços

 

No local também é possível dar entrada em seguro-desemprego, solicitar a emissão de segunda via de contas de luz e água, elaborar currículos, solicitar o atestado de antecedentes criminais, baixar a Carteira de Trabalho Digital no celular e fazer consulta ao Serasa. Além disso, é realizada a orientação, o acolhimento e o encaminhamento de denúncias sobre violações de direitos aos programas e coordenadorias de diversas secretarias estaduais.

 

A parceria com a SIR, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, visa a orientar e proporcionar serviços relacionados à promoção da cidadania e à garantia de direitos.

 

Imagens: Marcio Lino/PMG