Projeto inicia ações de sustentabilidade em condomínios de interesse social

Sexta, 23 de Setembro de 2022 - 13:48

Os moradores do Condomínio Aritana, na região do Pimentas, receberam nesta semana as primeiras aulas de compostagem promovidas pela Prefeitura de Guarulhos na Área Educacional de Compostagem, localizada no Taboão.

 

O condomínio é o primeiro a receber o projeto da Secretaria de Habitação, em parceria com a de Serviços Públicos, que tem por objetivo torná-lo referência na gestão de resíduos, em hortas comunitárias e na alimentação orgânica em conjuntos habitacionais de interesse social (voltados à população de baixa renda), além de promover a integração entre a vizinhança. O início dos trabalhos de compostagem em larga escala dentro do condomínio é decorrente da Semana Lixo Zero, que acontece entre os dias 22 e 30 de outubro. O projeto será expandido a outros condomínios de Guarulhos.  

 

Os moradores foram instruídos sobre o Método Lages de Compostagem, que consiste no processo de reciclagem dos resíduos orgânicos, como restos dos alimentos produzidos nas refeições, para a obtenção do húmus que será utilizado nos jardins existentes no conjunto habitacional e na horta que ainda será implantada.

 

O espaço terá composteiras confeccionadas em caixas d'água provenientes dos Ecopontos. Elas foram descartadas por munícipes e terão nova utilidade após adaptadas para a atividade. Além disso, os técnicos de educação ambiental do Departamento de Limpeza Urbana de Guarulhos reuniram-se com os moradores para orientar sobre a adequação de um espaço para a separação e destinação correta dos resíduos.

 

Coleta seletiva

 

A coleta seletiva já é algo presente para os moradores do condomínio Aritana, onde uma parte dos resíduos é comercializada para adição à verba para a gestão do condomínio. Com o projeto, a coleta seletiva também será ampliada e os materiais, encaminhados para as cooperativas de catadores da cidade.

 

Fotos: Divulgação/PMG