Projeto leva alunos com deficiência visual para treinamento em garagem de ônibus

Terça, 29 de Novembro de 2022 - 16:52

Nesta terça-feira (29) alunos com deficiência visual do projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis) da Prefeitura de Guarulhos tiveram uma aula de orientação e mobilidade durante uma visita à garagem de ônibus da empresa Vila Galvão, no Jardim Santa Francisca. A iniciativa faz parte do treinamento para o uso da bengala e o deslocamento pela cidade.
 
A ação envolveu duas alunas de baixa visão, que utilizam o transporte público, e o servidor Luis Eduardo Garcia Próspero, também deficiente visual, o qual acompanhou a atividade na sua cadeira de rodas e conheceu o ônibus com dois lugares para cadeirantes. Eles aprenderam sobre os componentes da parte interna do ônibus, como assentos reservados, campainha, local para cão-guia, validador, catraca, barras onduladas de indicação de assento reservado, plataforma elevatória, saídas de emergência, entre outros.
 
“O Peis foi criado em julho de 2018 a fim de oferecer aos alunos orientação em mobilidade para a locomoção no município. A ideia é que os participantes tenham uma aula prática e sintam cada detalhe do ônibus para que tenham mais segurança e adquiram mais independência ao andar pela cidade. Desta forma ampliamos a acessibilidade e também melhoramos o embarque da pessoa com deficiência”, disse o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Gilberto Penido.
 
Aluna do Peis há seis meses, a dona de casa Maria Regina Salvador, de 45 anos, tem baixa visão em razão de um problema na retina agravado após os 30 anos. Usuária da bengala verde (para pessoas com baixa visão), ela costuma usar o transporte coletivo para se locomover do bairro Cidade Soberana até o Centro e, de lá, até o Macedo para as aulas do projeto. “Gostei muito de vir e conhecer melhor o ônibus. Estou começando a andar sozinha de transporte coletivo com a bengala. Enxergo vultos e a claridade me atrapalha muito”, disse Regina, que é casada e mãe de dois filhos.
 
Ela fez o reconhecimento do veículo e compartilhou sua experiência com os motoristas. Maria destacou ainda a importância da comunicação com o condutor ao entrar no ônibus. “A gente tem que falar com o motorista para que nos informe o local de descer do ônibus”, contou a dona de casa.
 
O Peis é desenvolvido pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, integrante da Secretaria de Direitos Humanos.
 
 
Imagens: Divulgação/PMG