Projeto Negras no Sarau discute conto de Conceição Evaristo em mais um encontro virtual

Quinta, 22 de Setembro de 2022 - 15:32

A Subsecretaria da Igualdade Racial (SIR) de Guarulhos promoverá na próxima quarta-feira (28), das 19h às 20h30, a leitura e discussão do conto Olhos d´Água, de autoria de Conceição Evaristo, cujo livro homônimo foi vencedor do Prêmio Jabuti em 2015. O evento faz parte do projeto Negras no Sarau, que promove encontros virtuais mensais pela plataforma Google Meet. Interessados devem preencher o formulário de inscrição no link https://bit.ly/negrasnosarauinscricao para receber o e-mail com o link do encontro, que será sempre o mesmo para os demais encontros programados.

 

Conceição Evaristo tomou posse como titular da cátedra Olavo Setúbal, de Arte, Cultura e Ciência da USP, no último dia 5. Ela desenvolve atividades baseadas no seu conceito de “escrevivência”, que se refere a uma escrita baseada em vivências de um sujeito coletivo, especialmente mulheres negras.

 

Negras no Sarau

 

O projeto Negras no Sarau é coordenado pela SIR, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, e promove uma série de encontros virtuais com duração de uma hora e meia que têm por objetivo criar um espaço para a partilha de impressões e percepções das diferentes expressões culturais (livros, músicas, filmes, entre outras formas de linguagem) produzidas por e com mulheres e homens negros e indígenas.

 

O primeiro livro discutido pelo projeto foi Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, obra publicada em 1960 que retrata as percepções da autora sobre a realidade social brasileira durante o ano de 1958. Ao final do sarau os participantes deixaram mensagens para Carolina expressando o impacto e a importância dos escritos dela na atualidade.

 

A programação dos próximos encontros do Negras no Sarau prevê a discussão de obra do autor Kiusam de Oliveira no dia 26 de outubro e de Lélia Gonzales em 23 de novembro. Encerrando o ano, no dia 14 de dezembro, o encontro será aberto para a partilha de poesias, textos e músicas.

 

Arte: Comunicação/PMG