Saúde e Defesa Civil firmam parceria com cartunista para jogo de combate à dengue

Terça, 12 de Março de 2024 - 11:45

A Secretaria da Saúde de Guarulhos e a Defesa Civil firmaram parceria com o cartunista e educador Marcos Cárfora para o desenvolvimento do jogo Detetive Dibuio e a Ameaça Alada – Uma Jornada Contra a Dengue. Assim como O Arqueólogo na Cidade de Guarulhos, jogo criado pelo cartunista cujo conteúdo se relaciona à história da cidade e que já está disponível no site da Prefeitura de Guarulhos, o projeto atual é uma gamificação, ou seja, uma atividade educativa em formato de jogo desenvolvida com enfoque nas crianças, mas com garantia de oferecer informação e diversão para todos os públicos.

O foco do jogo é na prevenção e no combate aos focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que põe seus ovos em recipientes com água parada. “Os agentes da Defesa Civil atuam diariamente na educação pública para o combate aos focos de dengue, mas essa ferramenta é importantíssima para a conscientização de que esse papel também é dos cidadãos, uma vez que dentro das casas podem surgir pontos de acúmulo de água que favorecem a multiplicação do mosquito”, explicou o major Israel Soares, vice-coordenador da Defesa Civil de Guarulhos. Vale lembrar que além de esvaziar os recipientes é necessário também limpá-los com esponja, pois os ovos, colocados nas laterais e não diretamente sobre a água, podem resistir por mais de um ano até que o nível de umidade favoreça a eclosão.

Edson de Paula Lima Junior, chefe da Seção de Planejamento e Educação em Vigilância em Saúde, ressalta a atualidade da linguagem digital. “Há tempos a tecnologia faz parte da nossa rotina diária. Esse projeto é relevante porque ao usar essa valiosa ferramenta buscamos sensibilizar as crianças, e por meio delas o seu núcleo familiar, reforçando que a prevenção é a melhor forma de evitar a dengue”.

A atividade, que deve estar disponível já no mês de maio, é uma aventura contra o mosquito Aedes Aegypti, agente transmissor da dengue. A ideia da parceria surgiu do próprio artista, diante do momento atual em que a doença tem apresentado níveis de contaminação preocupantes. “Como se trata de uma questão de saúde e de manutenção da segurança das pessoas, buscamos o suporte das secretarias correspondentes na Prefeitura, que nos receberam com muito entusiasmo e apoiaram prontamente o projeto”, comenta Cárfora, que atua há mais de 33 anos na criação de personagens e no desenvolvimento de jogos, em adição a sua atividade como educador. O trabalho de Marcos Cárfora pode ser conhecido no endereço www.marcoscarfora.com.br.

Para conhecer o jogo O Arqueólogo na Cidade de Guarulhos acesse www.guarulhos.sp.gov.br/arqgru. O jogo funciona em celulares e computadores e não precisa ser instalado para o uso.

Ilustrações: Marcos Cárfora