Semana do Conhecimento 2022 é aberta com grande público no Adamastor

Terça, 18 de Outubro de 2022 - 16:26

A cerimônia de abertura da Semana do Conhecimento 2022  nessa segunda-feira (17) reuniu autoridades, professores e estudantes no teatro do Adamastor, no Macedo. O evento celebra e impulsiona o desenvolvimento cientifico e tecnológico na cidade com o tema “Bicentenário da Independência: 200 Anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” e acontece até sexta-feira com uma extensa programação de oficinas, rodas de conversa, palestras, entre outras atividades.

 

O vice-prefeito, Professor Jesus, falou sobre a importância da realização presencial do evento. "A educação, o conhecimento é o que transformam. Trazer o evento para o presencial novamente, depois de dois anos online por conta da pandemia, é uma vitória da ciência. Então, mais do que nunca, nesse ano vamos comemorar todos os avanços que tivemos e os que ainda virão dos jovens que aqui estarão nessa semana”, afirmou o gestor que acompanhou a abertura ao lado do secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCETI), pasta responsável pelo evento, Jorge Taiar, do secretário de Gestão, Adam Kubo, e do palestrante da noite, Gustavo Cabral de Miranda, que ministrou sobre desenvolvimento de vacinas.

 

A programação completa da Semana do Conhecimento 2022 está disponível na página principal do site, onde também é possível realizar inscrição para algumas atividades: https://semanadoconhecimento.guarulhos.sp.gov.br/2022.

 

Desenvolvimento de vacinas

 

Pesquisador na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de vacinas contra o Sars-CoV-2 (vírus causador da covid-19), Chikungunya, Zika Vírus e também contra os vírus causadores da dengue, Miranda reforçou durante a apresentação que a vacinação continua sendo a maneira mais eficaz de controle e prevenção de doenças infecciosas. “Graças às vacinas conseguimos parar doenças que devastavam nações inteiras. A vacina prepara o seu organismo pra se proteger”, explicou o pesquisador.

 

Temas como métodos de desenvolvimento, padrão de resposta imune, tecnologias vacinais, estrutura atual para o estudo de vacinas, verbas, mercado, entre outros foram abordados na palestra de uma hora acompanhada atentamente por estudantes e professores.

 

Imagens: Nícollas Ornelas/PMG