Seminário Abolição Inacabada acontece nesta quarta-feira em Guarulhos

Segunda, 15 de Maio de 2023 - 13:08

O seminário 135 anos da Abolição Inacabada: Perspectivas das Políticas de Reparação, que a Prefeitura de Guarulhos promove nesta quarta-feira (17), tem como objetivo abordar as consequências vividas pela população negra e apresentar possibilidades para o aperfeiçoamento de políticas públicas e privadas na superação das desigualdades e no enfrentamento do racismo a partir da valorização da história e da memória afro-brasileira.

 

Desenvolvido pela Subsecretaria da Igualdade Racial, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, o seminário contará com a participação da diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação do Ministério da Igualdade Racial, Tatiana Dias, além de outros especialistas. Realizado no Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo), o evento gratuito é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/seminario135anos.

 

Mesas-redondas

 

O tema ”Panorama das desigualdades raciais e o impacto das ações afirmativas: memória e história negra como resistência e potência de inclusão” será apresentado a partir das 19h pela representante do Ministério da Igualdade Racial, Tatiana Dias, que é doutora em administração pela Universidade de Brasília. O jornalista Antônio Pita, criador da startup de turismo e cultura negra Diáspora Black, também participará da mesa-redonda. A mediação do debate será feita pela professora doutora Veruschka de Sales Azevedo, historiadora e docente da UNG e da Uneafro (União de Núcleos de Educação Popular para Negras, Negros e Classe Trabalhadora) – núcleo Mabel Assis (Pimentas/Guarulhos), que é também pesquisadora em educação decolonial e antirracista.

 

“Perspectivas para a consolidação do antirracismo na educação - 20 anos da lei 10.639” (legislação federal que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas) será o assunto abordado na mesa-redonda voltada a professores da rede municipal, a servidores e também ao público em geral entre 14h e 17h.  A discussão ficará a cargo do coordenador pedagógico da Prefeitura de São Paulo, Lauro Cornélio da Rocha, graduado em filosofia, pedagogia e mestre em história econômica, junto ao colunista das revistas Raça Brasil e Ciência Hoje, Carlos Eduardo Dias Machado, que é mestre em história, doutorando em educação pela USP e ativista do movimento negro desde 1988.

 

Os participantes receberão certificado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2409-6843.

 

Imagens: Divulgação/PMG