Serviço de Acolhimento Taboão realiza Café Junino para assistidos

Sexta, 29 de Junho de 2018 - 18:30

Comidas típicas como curau, canjica, cuscuz, paçoca, bolos de milho, aipim e de fubá, sucos, café e refrigerante marcaram o cardápio do Café Junino para os atendidos pelo Serviço Institucional de Acolhimento Adulto Masculino – Taboão, a Casa de Acolhimento Taboão (Albergue Taboão), nesta sexta-feira, dia 29. Atualmente 22 homens, entre 33 e 70 anos vivem Casa de Acolhimento, que funciona 24 horas e atende as pessoas em situação de rua.

Para a chefe de seção técnica da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Lucineia Luiz da Silva, que coordena a Casa de Acolhimento, o café temático promove interação dos conviventes. “A festa hoje é de coração e muitos servidores, que trabalham, aqui colaboraram trazendo alguma coisa. Esta comemoração é importante porque  cria mais união no grupo e resgata comidas típicas de muitos dos assistidos daqui, que são do Nordeste, fazendo com que  remetam às lembranças, as raízes de cada um deles”, afirmou Lucineia.

Um dos que aprovaram o lanche especial foi Percy Fernando de Freitas, de 32 anos e que desde maio está na Casa de Acolhimento. “Está tudo muito gostoso. O pessoal é legal com a gente aqui”, disse o convivente que é sozinho, se acidentou e passou por cirurgia.

O ex-convivente, Jorge Ramos, 65 anos, também participou do Café Junino. Ele viveu na Casa de Acolhimento do Centro por quase dois anos. No início de maio, foi morar no Jardim Presidente Dutra, onde vive de bicos e vende sorvete. “Estou feliz hoje em rever o pessoal que conheci no Albergue do Centro quando eu era interno. Eles são irmãos bacanas. Aprendi muito aqui fazendo artesanato com papel jornal”, contou Jorge.

Localizado ao lado do Restaurante Popular Solidariedade Josué de Castro, o Serviço foi inaugurado no fim de novembro passado. Entre as atividades que promove com os assistidos estão as caminhadas pelo entorno, conversações e oficinas socioeducativas de horta e de artesanato. Elas visam aumentar a autoestima, trabalhar as potencialidades individuais, promover independência e socialização, retomar o desejo pelo convívio familiar e incentivar a geração de renda individual ou em grupo, além de desenvolver a consciência sobre a preservação ambiental e alimentação saudável.

Serviço:

Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino Taboão

Localização: rua Adolfo Noronha, 49 – Taboão (ao lado do Restaurante Popular Solidariedade Josué de Castro

Funcionamento 24 horas – todos os dias

Imagens: Fábio Nunes Teixeira/PMG