Servidor aposentado doa mudas de árvores nativas da Mata Atlântica ao município

Sexta, 10 de Junho de 2022 - 18:01

O servidor público municipal recém-aposentado João Claudino da Silva, de 75 anos, doou cem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica ao município nesta sexta-feira (10). A entrega foi feita à Secretaria de Meio Ambiente (Sema), pasta da Prefeitura de Guarulhos responsável pela arborização urbana.

As mudas foram produzidas a partir de sementes coletadas por Silva em suas andanças pela cidade e plantadas em embalagens do tipo longa-vida reaproveitadas. Dentre as espécies doadas estão jatobás, sibipirunas, cedros-rosas, ipês-amarelos e ingás. O ex-servidor, que já plantou três mudas de jatobá no Horto Florestal de Guarulhos, hoje com mais de cinco metros de altura cada uma, conta que o gosto pelo cultivo de mudas cresceu durante os 27 anos de trabalhos prestados à Sema cuidando das praças e dos parques da cidade.

O gosto pelo jatobá é destacado. Dentre as cem mudas doadas, mais de 70 são dessa espécie. “Coletei as sementes na praça Getúlio Vargas”, diz o aposentado. O jatobá é uma árvore considerada ameaçada de extinção devido à excessiva exploração de sua madeira de alta qualidade. A espécie pode atingir 40 metros de altura e dois metros de diâmetro.

As mudas doadas por Claudino estão no viveiro da Sema, no Bosque Maia, e posteriormente serão plantadas pela cidade em regiões adequadas às espécies.

Fotos: Divulgação/PMG