Servidores municipais participam de aula sobre elaboração de soluções com base em evidências

Quarta, 09 de Agosto de 2023 - 17:18

Cerca de 30 servidores públicos participaram nesta terça-feira (8) de uma aula de ideação de soluções com base em evidências no Adamastor. A formação faz parte do curso Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), empreendedorismo dentro do setor público e ferramentas tecnológicas, promovido pela Escola de Administração Pública Municipal de Guarulhos em parceria com a Unifesp. O objetivo é difundir os ODS, apresentar o conceito de intraempreendedorismo no serviço público e propiciar aos servidores potenciais práticas colaborativas e tecnologias que fomentem o desenvolvimento de políticas públicas.

Ministrada por Thais Zschiescang, pesquisadora em inovação pública e consciência política pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e criadora do Jogo do Desenvolvimento Sustentável, a aula ensinou aos funcionários públicos as novas formas de contabilizar e interpretar os dados para, assim, poder focar na criação de políticas públicas mais assertivas.

“Quando a gente dá acesso a ferramentas novas de ideação e criação de soluções com base em dados, a ideia é priorizar o que faz mais sentido para a nossa localidade e focar em temas que a própria população considera prioritários, para que a gente construa coisas que são de fatos significativas e melhorem a realidade do nosso público-alvo, que são as pessoas”, explicou Thais.

A formação reuniu servidores das secretarias de Meio Ambiente, Trabalho, Desenvolvimento e Assistência Social, Serviços Públicos, Gestão, Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Fazenda, Segurança Pública, Direitos Humanos e Igualdade Racial, além da Defesa Civil, e acontece até a primeira semana de setembro.

Fotos: Sidnei Barros/PMG