Subsecretaria de Acessibilidade inicia curso gratuito de soroban

Sexta, 08 de Março de 2024 - 15:13

Uma nova turma iniciou nesta quinta-feira (7) o curso gratuito de soroban, instrumento oriental parecido com o ábaco usado para cálculos matemáticos e também utilizado por pessoas com deficiência visual, na sede da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão de Guarulhos, no Macedo. Com carga de 60 horas, as aulas são semanais e há atividades para serem desenvolvidas em casa também.

“Estamos orgulhosos de iniciar mais uma turma do curso gratuito de soroban, que não é apenas uma oportunidade de aprendizado sobre uma ferramenta matemática única, mas também uma porta para a inclusão e o desenvolvimento pessoal. A participação de pessoas de todas as idades e habilidades demonstra o potencial transformador da educação acessível”, afirmou a subsecretária de Acessibilidade e Inclusão, Mayara Maia.

O aposentado Josmar Paula, de 77 anos, se inscreveu na atividade por acreditar que ela contribui para a saúde mental. “O soroban mexe com a mente e na minha idade tudo o que lida com a cabeça retarda o envelhecimento. O saber não ocupa espaço”, disse o morador da Vila Galvão, que é casado, pai de três filhas e avô de uma neta.

Ele contou ainda que nos anos 1970 costumava ver pessoas com traços orientais utilizarem o equipamento no banco para fazer contas e que tinha muita curiosidade sobre o equipamento, pois as máquinas de calcular não eram populares.

Já a professora do curso, Vanessa Lanzarotto, enumerou as vantagens das aulas. “O soroban estimula a aprendizagem de cálculos, a memória, desenvolve a habilidade motora e permite a execução de cálculos com mais agilidade. Além disso, é acessível a pessoas com deficiência visual”, explicou a profissional, que é funcionária da subsecretaria e formada em 2012 pelo Instituto Benjamin Constant (RJ).

Entre os tópicos ensinados nas aulas estão as quatro operações com números naturais, decimais e frações, fatoração, raiz quadrada, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, números mistos e frações impróprias. Ao final do curso é entregue um certificado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2414-3685.

A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, fica na rua Alberto Hinoto Bento, 49, Macedo.

 

 Imagens: Marcio Lino/PMG