Terceira residência para refugiados em Guarulhos disponibilizará 50 vagas

Sexta, 20 de Janeiro de 2023 - 15:49

A terceira residência para acolhimento de refugiados será aberta em Guarulhos nas próximas semanas. A unidade será gerenciada pelo governo estadual e terá 50 vagas. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (20) em uma reunião com a participação do prefeito Guti, do secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Gilberto Nascimento, e do titular da secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social do município, Fábio Cavalcante.

A abertura das vagas é de extrema importância na cidade, que tem recebido um grande número de afegãos que fugiram do regime radical do Talibã. Atualmente a Prefeitura disponibiliza 48 vagas de acolhimento e a previsão é que esse número chegue a 177 ao longo de 2023.

Guti lembrou que Guarulhos é a principal porta de entrada do Brasil e o aeroporto internacional é o único no país que recebe os voos que trazem os afegãos. “Nós já abrimos diversas vagas na cidade e estamos em constante contato com outras cidades para conseguirmos mais encaminhamentos. Essa nova residência será uma ótima retaguarda para a situação do terminal (do aeroporto), que abriga hoje, dia 20, cerca de 80 pessoas”, disse.

O Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, equipamento da Prefeitura de Guarulhos instalado no Terminal 2 do aeroporto, atendeu entre janeiro e dezembro de 2022 cerca de 2,1 mil afegãos. Em janeiro de 2023 já houve 66 atendimentos. O mês com maior número foi novembro, quando o órgão contabilizou 416 cadastros. “A operação acolhida tem se mostrado efetiva e estamos conseguindo um maior número de encaminhamentos”, afirmou o secretário Cavalcante.

Imagem: Fabio Nunes Teixeira/PMG