17ª Marcha da Consciência Negra mobiliza 500 pessoas em Guarulhos

Segunda, 21 de Novembro de 2022 - 18:00

Um público de aproximadamente 500 pessoas, entre representantes de religiões de matrizes africanas, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), de coletivos de capoeira, de moradia, de movimentos estudantis e sindicais, da sociedade civil organizada, da Pastoral Afro e do Legislativo Municipal participou no último domingo (20) da 17ª Marcha da Consciência Negra em Guarulhos, que integra a programação do Novembro Negro.

A iniciativa da Prefeitura de Guarulhos aconteceu em alusão à morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares e à resistência do negro à escravidão.

A concentração da marcha ocorreu no Marco da Consciência Negra, localizado na confluência das ruas Lucila, Anita Guastini Eiras e Arminda de Lima (próximo à praça dos Estudantes). A partir dali as pessoas partiram em caminhada pelas principais vias do Centro.

O cortejo passou por importantes pontos históricos que marcaram a presença negra no município, como a rua Nossa Senhora Mãe dos Homens (Pretos), o busto da Mãe Negra (praça Getúlio Vargas) e a rua Doutor Luiz Gama - o patrono da abolição da escravidão no Brasil, que foi advogado, abolicionista, jornalista e escritor brasileiro.

O percurso incluiu também a Igreja Nossa Senhora do Rosário Mãe dos Homens Pretos e São Benedito e terminou às 13h na rua Dom Pedro II, onde há uma marca escura no chão construída com tijolos pretos que recupera a história, a memória de resistência e a identidade de pretos escravizados. Esses pretos pertenciam a diversas irmandades que se reuniam na antiga igreja Nossa Senhora do Rosário, construída no primeiro quarto dos anos 1700, e na qual foi instalada uma placa de metal para estabelecer esse marco histórico.

A ação foi promovida pela Subsecretaria da Igualdade Racial, integrante da Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos.

Palestra

A programação do Novembro Negro prossegue nesta quarta-feira (23) às 18h com a palestra Tecnologia Africana - Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente, ministrada pelo mestre em história social pela USP Carlos Eduardo Dias Machado no Sesc Guarulhos (rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo).

Festival Cultural de Artes Negras

Apresentações culturais, música e dança deram o tom do Festival Cultural de Artes Negras no Bosque Maia, o qual divertiu e entreteve os moradores que foram ao parque no sábado passado (19). Realizado em parceria com a organização social Nossa Casa, o evento contou também com a Feira de Empreendedorismo Negro.

Imagens: Fabio Nunes Teixeira/PMG