1º de Outubro - Dia Internacional do Idoso - A experiência em benefício do serviço público

Quinta, 29 de Setembro de 2022 - 13:50

Ter idosos ativos desempenhando bem as tarefas laborais era algo inviável em um passado recente. Com o avanço da ciência, cada vez mais as pessoas acima de 60 anos comprovam que suas aptidões para o trabalho continuam em alta e que têm muito a realizar e contribuir para o desenvolvimento do ambiente profissional. Dos 22.972 servidores da Prefeitura de Guarulhos, 3.008 já atingiram a terceira idade (60 anos ou mais) e seguem desempenhando perfeitamente suas funções, como o controlador de acesso Julival Fidelix de Santana (74 anos) e o engenheiro civil Edson Padilha de Oliveira (70 anos).

Baiano de Lafaiete Coutinho, Julival entrou em 2000 no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) após passar dois anos desempregado e ser aprovado em concurso público. Com a extinção da autarquia, foi transposto para a Prefeitura e lotado na Secretaria de Meio Ambiente, onde atua como controlador de acesso do Orquidário desde setembro de 2019. “Recepciono as pessoas e é um paraíso trabalhar no meio de flores e plantas. O ar é bom e procuro fazer amigos onde quer que eu esteja”, disse sorridente o servidor que mora em Itaquaquecetuba, é casado, tem quatro filhos e três netos.

Embora aposentado pela idade, o controlador de acesso preferiu continuar em atividade no serviço público. “Sou uma pessoa ativa e ficar parado em casa ia me trazer um desconforto tremendo. As pessoas de idade têm experiências de vida, o que ajuda muito no convívio e no desempenho do serviço porque não ficamos nervosos com facilidade e conseguimos enxergar as coisas mais para a frente”, explicou Julival, que possui o ensino médio completo e lamenta apenas não saber outras línguas para atender melhor os visitantes estrangeiros recebidos pelo Orquidário.

Testemunha da urbanização

No próximo dia 9 o engenheiro civil Edson Padilha de Oliveira completa 54 anos de Prefeitura. Ele ingressou no serviço público aos 16 anos após passar em um teste de conhecimento para o cargo de ajudante de topógrafo. Ao longo de sua trajetória profissional desempenhou as funções de auxiliar de cadastro, auxiliar de topógrafo e agrimensor antes de cursar engenharia. Com a conclusão da faculdade em 1977, tornou-se engenheiro de operação da construção civil e, após dois anos, engenheiro civil pleno.

Lotado há 18 anos na Seção de Regularização de Edificações, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, ele trabalhou anteriormente nas pastas de Serviços Públicos, Obras e Fazenda, atuando na gestão de 13 prefeitos.

“Como auxiliar de topógrafo, em 1972 desenhei a pracinha que ficava em frente ao Hospital Municipal de Urgências e que já não existe mais. Acompanhei o crescimento da cidade, com a instalação da rede de energia elétrica nos loteamentos e vias, e trabalhei no planejamento urbano integrado com escolas, creches, postos de saúde e áreas de lazer, entre outros”, contou o servidor, nascido em Lins (SP) e morador de Guarulhos desde os três anos.

Bom de prosa, Edson pretende continuar na vida profissional por mais alguns anos. “Trabalhar faz bem. Gostaria de seguir trabalhando até os 75 anos, que é o limite estabelecido pela legislação. Se eu parar, fico doente. Adapto-me ao sistema e ao trabalho com pessoas de qualquer idade. Tenho muito a oferecer à cidade”, relatou o funcionário público que vive no Jardim América com a esposa, é pai de três filhos e avô de seis netos.

Imagens: Márcio Lino e Fábio Nunes Teixeira/PMG