3ª Semana de Direitos Humanos de Guarulhos prevê mais de 70 atividades em dezembro

Terça, 07 de Novembro de 2023 - 15:25

Mais de 70 eventos como debates, reflexões, atividades culturais e artísticas, bate-papos, entre outros, estão previstos na 3ª Semana de Direitos Humanos de Guarulhos, cujo tema neste ano é Enfrentamento do Racismo e Xenofobia: Caminhos para a Construção do Antirracismo na Cidade, que a Prefeitura promoverá de 4 a 10 de dezembro. Desenvolvida em parceria com instituições governamentais e a sociedade civil, a programação acontecerá em várias regiões da cidade e pode ser consultada no link https://bit.ly/ProgramaçãoDireitosHumanos.

As atividades vão se concentrar em instituições de ensino municipais, estaduais e federais, instituições privadas, conselhos de direitos e equipamentos públicos da administração municipal como parques, unidades de saúde, de assistência social, da juventude, de acessibilidade e inclusão, de educação, entre outros.

A abertura oficial será no dia 1º de dezembro, das 9h às 12h, no auditório F da Universidade Guarulhos (UNG), e contará com a palestra da professora associada de história da África da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Patrícia Teixeira Santos.

Assessora da Pastoral Afro-Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Patrícia atua como pesquisadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (Citicem) da Universidade do Porto (Portugal), dos Laboratórios Africanos no Mundo (LAM), do Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Bordeaux (França) e do Departamento de Estudos Africanos da Universidade de Deli (Índia).

Já o encerramento ocorrerá no dia 13 de dezembro, das 9h às 12h, no Adamastor, no qual está prevista uma discussão sobre as atividades realizadas e a definição do tema da 4ª Semana de Direitos Humanos, programada para 2024.

A semana é coordenada pela secretarias de Direitos Humanos e de Educação e acontece em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro). Ela foi instituída pela lei municipal 8.012/2022 com o objetivo de sensibilizar e popularizar conceitos sobre direitos humanos por meio de atividades educativas para desconstruir preconceitos, incentivar denúncias de violações de direitos e promovê-los a todas as pessoas.

Arte: Comunicação/PMG