CAMPD oferece cuidados qualificados em saúde para pessoas com deficiência em Guarulhos

Quinta, 04 de Maio de 2023 - 16:45

Desde 2017 a Prefeitura de Guarulhos tem investido em um serviço pioneiro para acompanhar os usuários com deficiência física e/ou intelectual em estágio crônico no município. Trata-se do Centro de Atendimento Multiprofissional à Pessoa com Deficiência, o CAMPD, serviço que, somente no último ano, atendeu mais de 7 mil guarulhenses, o que representa um aumento de 122% se comparado ao serviço especializado correspondente em 2016.

Karina Moyano é mestre em ciências da reabilitação e hoje coordena a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência de Guarulhos. Segundo ela, garantir a atenção integral à saúde desses usuários é o principal objetivo do CAMPD, que oferece ainda programas de habilitação e reabilitação por meio do atendimento humanizado e promove cuidados qualificados em saúde.

“É um serviço pioneiro. Somente Guarulhos realiza essa abordagem, e com esse trabalho é possível ver a transformação na vida dos usuários. O CAMPD contribui para a construção de um mundo mais inclusivo e justo, em que todos possam ter acesso aos mesmos direitos e oportunidades. É um trabalho que exige muito comprometimento, mas também traz muitas recompensas”, destaca Karina.

O serviço também é fundamental para garantir a manutenção do tratamento dos pacientes crônicos que necessitam de atenção especializada por toda a vida em razão de suas condições.

A gerente da unidade, Siomara Fabbre, afirma que, apesar da deficiência não ter cura, os pacientes podem apresentar respostas significativas se acolhidos da melhor maneira possível pelos órgãos competentes.

Para garantir essa assistência o centro oferece atendimentos multiprofissionais, feitos por equipes de serviço social, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, neurologia e ortopedia para adultos, psiquiatria, ginecologia e clínica médica.

“A deficiência não é uma doença. Ela não tem cura. Entretanto, com o acompanhamento adequado, os usuários podem minimizar os sintomas. Nesse sentido, especialidades oferecidas aqui, como psiquiatria e fisioterapia, tornam-se determinantes para esse processo”, afirma a gerente.

Siomara ainda ressalta a importância de oferecer apoio aos familiares, que, em muitos casos, também precisam de orientação profissional para lidar com o dia a dia das pessoas com deficiência. No CAMPD os acompanhantes são convidados a participar de sessões de terapia para receber a assistência psicológica necessária enquanto o usuário é atendido.

“Fazer esse acompanhamento com a família é essencial, pois os familiares também podem apresentar sinais de cansaço, que ocasionam estresse e desorientação", completa Siomara.

Usuário do CAMPD, Isaias M. Silva, de 21 anos, é acometido de deficiência múltipla (física, intelectual, auditiva e visual) e por isso necessita dos cuidados especiais fornecidos pelo serviço todas as semanas. A mãe, Maria Isabel, destaca a importância do tratamento.

“Estamos aqui desde 2017. Meu filho faz fisioterapia uma vez por semana, além de passar com a fonoaudióloga duas vezes por mês e com a terapeuta ocupacional outras três vezes. Com os médicos, sempre que é solicitado conseguimos vaga, seja com o neurologista ou com o clínico, que é um excelente profissional. Esse acompanhamento é muito importante para o meu filho”, afirma a mãe.

Como utilizar o CAMPD?

Trata-se de um serviço que atende pessoas com deficiência que residem em Guarulhos, que já passaram por algum serviço de reabilitação e necessitam de continuidade no cuidado para a minimização das sequelas por meio de suporte e intervenções da equipe multidisciplinar.

O encaminhamento para o CAMPD, que fica na Viela Porto Belo, 28, Vila São Jorge, é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), cujos endereços podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs, ou pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado na rua das Palmeiras, 865, Vila Augusta.

Fotos: Marcio Lino/PMG