Centro Pop I celebra o Dia Internacional da Saúde Mental com exibição de filme e roda de conversa

Quarta, 11 de Outubro de 2023 - 12:01

Em celebração ao Dia Internacional da Saúde Mental, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop I realizou, na manhã de terça-feira (10), mais uma edição do CinePop, iniciativa que promove mensalmente exibições de filmes seguidas de rodas de conversa com o público atendido pela unidade gerida pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social do município de Guarulhos.

 

Para comemorar a data, o escolhido foi “Nise – O coração da loucura”, filme nacional inspirado na história real de Nise da Silveira, médica alagoana reconhecida por sua luta contra a violência psiquiátrica e pela adoção e defesa de uma abordagem humanizada em relação aos pacientes.

 

Antes e após a exibição do longa-metragem, a psicóloga da unidade, Fernanda Pustiglione, conduziu uma roda de conversa sobre o tema. O público foi composto por vinte pessoas que frequentam o serviço diariamente, algumas delas com passagens por clínicas de tratamento para dependência química e outras que passam ou passaram por acompanhamento nas unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município.

 

Para os presentes, o tema se faz importante até mesmo para que tenham repertório para identificar possíveis situações de violência institucional no futuro e também como forma de sensibilização e quebra das resistências em relação aos modelos de tratamentos oferecidos atualmente, sobretudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Como de costume, o CinePop foi acompanhado por um café da manhã especial, com sanduíches, sucos e muita pipoca.

 

O Centro Pop I funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Salvador Gorgone, 4, Vila Progresso. Mais informações em www.guarulhos.sp.gov.br/populacao-em-situacao-de-rua.

 

Imagem: Divulgação