Comitiva de Ourinhos visita Banco de Alimentos e Restaurantes Populares de Guarulhos

Terça, 08 de Junho de 2021 - 15:57

Uma comitiva do município paulista de Ourinhos visitou nesta segunda-feira (7) o Banco de Alimentos Municipal e os três Restaurantes Populares de Guarulhos, já que a cidade aeroportuária é uma referência em segurança alimentar. O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos, Alex Viterale, recebeu o grupo composto pela secretária de Assistência Social de Ourinhos, Viviane Barros, pelo secretário-adjunto Hamilton Azevedo e pela contadora Natália Vita.

 

O intercâmbio de experiências foi destacado por Viterale. “É um grande privilégio para o município de Guarulhos ser referência no que diz respeito à segurança alimentar. Isso se estende além do Banco de Alimentos a dos Restaurantes Populares. Receber outros gestores de assistência social a fim de conhecer os nossos serviços para que possam aprimorá-los em suas cidades é de suma importância para ajudar também o combate à pobreza e à miséria. Por este motivo o município e a secretaria estão de portas abertas para auxiliar qualquer gestor do país”, afirmou o secretário guarulhense.

 

Banco de Alimentos

 

Guarulhos foi uma das primeiras cidades do país a inaugurar um Banco de Alimentos, em 2001. A função do equipamento é arrecadar, fazer a triagem e a distribuição de gêneros alimentícios próprios para o consumo humano, que seriam desperdiçados ao longo da cadeia produtiva por estarem fora dos padrões de comercialização, porém dentro do prazo de validade e em condições adequadas de consumo.

 

Ele atende de forma direta 31 instituições sociais cadastradas, as quais repassam os alimentos às famílias mais vulneráveis em segurança alimentar. Também abastece os equipamentos voltados ao atendimento social e o programa Restaurante do Bem, que oferece gratuitamente 1.100 refeições às pessoas em vulnerabilidade social por conta da pandemia, de segunda a sexta-feira, em dez pontos do município.

 

O equipamento ainda atua para estimular a educação alimentar, nutricional e sustentável por meio de ações como cursos, palestras e workshops, visando a difundir técnicas de redução e eliminação de desperdícios e a garantir da qualidade sanitária no preparo de alimentos.

 

Restaurantes Populares

 

O município dispõe de três Restaurantes Populares do Bem: Zilda Arns (Macedo), Pimentas e Josué de Castro (Taboão), sendo os dois primeiros administrados pela organização da sociedade civil Instituto Qualitá. O do Taboão tem administração direta e é o maior da América Latina em tamanho.

 

As unidades fornecem almoços balanceados preparados por nutricionistas por R$ 1 e desjejum gratuito de segunda a sexta-feira.

 

Imagens: Divulgação/PMG