Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência recebe novos membros

Quinta, 22 de Fevereiro de 2024 - 16:48

Nesta quarta-feira (21) a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos, deu posse e entregou certificados aos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) para o biênio 2024-2026, em cerimônia realizada no auditório da Escola Estadual Vereador Antônio de Ré, na região do Macedo.

Foram eleitos 18 titulares e 16 suplentes, sendo dez representantes do poder público, cinco da sociedade civil e três da sociedade civil organizada. Na oportunidade, os membros recém-empossados do conselho escolheram seus representantes, e a nova diretoria ficou composta por Alexandra Oliveira da Silva como presidente, Maria Claudia de Araujo Silva Fonseca como vice-presidente, Claudia Lyra Venâncio, primeira secretária e Janaina Ferreira, segunda secretária.

O secretário de Direitos Humanos, Felipe Marques de Mendonça, esteve presente à cerimônia e enfatizou a importância do engajamento e da participação da sociedade, das entidades e do poder público na discussão sobre as políticas públicas para as pessoas com deficiência. "Me coloco à disposição da nova gestão do conselho para ajudar no que for preciso, a fim de que possamos lutar juntos por uma sociedade mais inclusiva. Já fui chefe da divisão dos conselhos e conselheiro com os quais tenho uma relação de muito carinho e respeito”, afirmou o gestor.

A subsecretária da pasta, Mayara Maia, também prestigiou o evento e enfatizou que “o trabalho pela frente é desafiador, mas também extremamente recompensador, pois cada ação tem o potencial de transformar vidas, derrubar barreiras e construir uma comunidade mais inclusiva e acessível para todos”.

A nova presidente do CMDPD, Alexandra Oliveira da Silva, integra o conselho desde 2010 e recorda os diversos desafios ao longo de sua jornada, fortalecendo-se a cada experiência e lutando por maior visibilidade. "Estou ciente de que enfrentaremos muitos desafios, mas, com a colaboração de todos os conselheiros e colaboradores, iremos dar visibilidade às ações e contribuir para a construção de políticas públicas”.

A cerimônia de posse e a eleição da mesa diretora foram conduzidas por Karina Moyano, ex-presidente do conselho, que agradeceu toda a equipe da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão e desejou muito sucesso e resiliência à nova gestão.

CMDPD

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão representativo e colegiado, de caráter permanente, paritário, consultivo, deliberativo e fiscalizador da Política Municipal da Pessoa com Deficiência, tem por finalidade promover a efetivação, a implementação e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira / PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/24855