Controladoria Geral da União faz curso sobre Gestão de Riscos

Quarta, 14 de Novembro de 2018 - 16:00

A Controladoria Geral da União (CGU) realizou nesta sexta-feira (14), no auditório da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), curso de Gestão de Riscos para a capacitação de servidores da Prefeitura, Saae, Ipref e Proguaru.

Na oportunidade, o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção – NAOP, da Controladoria Geral da União – Regional de São Paulo, Márcio Sobral, falou sobre conceitos básicos como lógica da gestão de riscos, modelos e aplicações, avaliação e resposta aos riscos. Dentro de lógica da gestão de riscos, por exemplo, citou a organização do transporte e trânsito do município e ações necessárias como gestão da política de transportes, sistema viário e trânsito; fiscalização de obras e supervisão da prestação de serviços; educação de trânsito e melhoria na mobilidade urbana. Falou também sobre o mapeamento das demandas.

A atividade é um introdutório para o tema Análise de Risco na Administração em Geral do Programa Pacto, do Ministério da Transparência e da CGU, que busca o aprimoramento de ações locais para detectar e prevenir práticas de corrupção, promover a transparência, a integridade e o controle social. A Controladoria Geral do Município (CGM) fez tratativas junto ao órgão federal para participar do programa e o pacto já foi assinado e deverá ser oficializado em breve.

Para o controlador geral do município, Dr. Edmilson Bruno, essa parceria com a CGU é muito importante para a cidade. “O Ministério da Transparência vai realizar um pacto em 20 estados e São Paulo é um deles. E o melhor: Guarulhos foi escolhida como cidade piloto. O pacto já foi assinado e será oficializado em breve. A CGU criou esse projeto visando à transparência, a anticorrupção e a integridade entre serviço público e população. O curso visa à eficiência do serviço público, buscando corrigir riscos da improbidade administrativa e a prestação de serviços com qualidade”, ressaltou Bruno.

Imagens: Sidnei Barros/PMG