Cozinheiros da Rede Municipal tem papel fundamental no aprendizado dos alunos

Quinta, 09 de Maio de 2019 - 20:15

No dia 10 de maio é celebrado em todo Brasil o Dia do Cozinheiro (a), cuja missão está amparada na arte de preparar o alimento da forma mais saborosa possível. Esse trabalho é realizado por cerca de 800 profissionais das Escolas da Prefeitura de Guarulhos, que contribuem diariamente com uma alimentação saudável no aprendizado dos alunos da Rede Municipal.

Conforme o cardápio oferecido pela Secretaria de Educação, por meio das nutricionistas do Departamento de Alimentação e Suprimentos da Educação (DASE), os servidores recebem o suporte necessário e têm o desafio de cumprir exatamente os horários de cada refeição das crianças, tais como, desjejum, almoço, lanche e jantar, dependendo do horário de aula de cada aluno, além de adicionar como ingredientes principais, o amor e muito sabor.

“O segredo é como se prepara a comida, condicionar o prato com o sabor, como por exemplo, quando se prepara o peixe. É preciso que antes seja descongelado, limpo, colocar ele de molho, temperar direitinho e sem pressa.”, explica o cozinheiro Paulo Lossas, da EPG José Jorge, sobre qual é o segredo para fazer uma comida tão deliciosa.

Paulo ressalta a importância de ver nos olhares de cada criança a alegria quando chega a hora do recreio: “Esses dias mesmo, um aluno disse que nem mesmo a mãe dele fazia um peixe tão gostoso como o da escola. Não têm preço ver o resultado do nosso trabalho, afinal às crianças são verdadeiras e provam isso quando repetem o prato”, completou o cozinheiro quando observa a satisfação dos alunos.

Satisfação

Para a aluna Kauane Vitória Costa de Oliveira, o alimento que antes não comia, hoje aprendeu a gostar: “Antes, eu não comia beterraba, mas agora comecei a comer”, contou a aluna.

Paulo Lossas, contou ainda sobre sua longa carreira profissional na cozinha, trabalhando por muitos anos em grandes empresas brasileiras, mas que sempre teve o sonho de cozinhar para crianças, e que foi na Prefeitura de Guarulhos que esse sonho se realizou.

Marcia Santos de Jesus Brocca e Maria Cecilia Longo, também fazem parte da equipe de cozinha na unidade escolar.“Aqui somos uma verdadeira equipe, enquanto um está cortando, outro está no preparo do arroz adiantando. Cada um faz uma parte e vai se ajudando para que a refeição seja oferecida quentinha e na hora certa”, contou Marcia, formada em nutrição e cozinheira há 15 anos na Prefeitura.

Enquanto os alunos são servidos, é nítida a troca de carinho das crianças pela cozinheira Maria Cecilia e a toda reciprocidade. “Eu adoro a comida das tias da cozinha, tudo que eles fazem é tudo muito bom”, elogia a aluna Larissa Dias de Lima. Os cozinheiros participam do cotidiano dos alunos e a escola se torna uma verdadeira família.

“O cozinheiro também é um educador, portanto, a equipe da cozinha faz parte do planejamento da escola, no contexto que abrange interdisciplinarmente, a alimentação faz parte desse processo”, destaca a diretora da EPG José Jorge, Claudia Ortolan.