Crimes contra crianças e adolescentes é tema de palestra para guardas municipais

Terça, 25 de Outubro de 2022 - 17:50

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos participou nesta terça-feira (25) de uma palestra ministrada pelo Conselho Tutelar a fim de atualizar o treinamento para o atendimento de ocorrências que envolvam crianças e adolescentes vítimas de violência e outros crimes.  Realizado na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Efag), o debate revisou os protocolos, as atribuições dos órgãos e as condutas para atender menores de idade em situação de vulnerabilidade.

A palestra visou também estreitar as relações entre os órgãos que atuam em conjunto em diversas situações. De acordo com a palestrante e conselheira da região Pimentas, Sonidelane Mesquita, é necessária a qualificação constante dos agentes para construir integradamente uma rede sistêmica de defesa dos direitos de crianças e adolescentes, além de fortalecer a cultura de enfrentamento aos abusos que atingem esse público.

Os guardas possuem em sua grade curricular de formação e requalificação voltadas ao aprofundamento das normas definidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em suas frentes de atuação e ações educativas, a GCM combate uma série de situações de risco que impactam negativamente a vida de crianças, como tráfico e uso de drogas, pedofilia, bullying e violência em diversos âmbitos.

Imagens: Divulgação