Defesa Civil faz treinamento para Sistema Integrado de Emergências

Quinta, 25 de Maio de 2017 - 15:47

A Coordenadoria da Defesa Civil Municipal de Guarulhos participou na última semana de um treinamento de rádio com empresas que fazem parte do Sistema Integrado de Emergências de Guarulhos (SIEG). Mensalmente são realizadas reuniões e regularmente também são feitos simulados nessas empresas. Em junho, a reunião do grupo acontecerá no Adamastor Centro.

Mais de 20 pessoas participaram do treinamento de rádio, que foi ministrado por Marcelino Dieguez Gago, da empresa TRS Radio Solution Ltda - EPP, que faz a instalação, manutenção e programação dos rádios HTs utilizados pelas empresas e órgãos do grupo. Todos os envolvidos recebem um rádio fixo, geralmente instalado nas portarias que funcionam 24 horas por dia e um portátil para emergências ou simulados.

O SIEG realiza quatro treinamentos por ano, o “Trabalho em Espaços Elevados”, “Primeiros Socorros” e “NR 33 - Espaço Confinado”, que é um treinamento feito para área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, com meios limitados de entrada e saída. A SIEG também promove simulados nas empresas. Os treinamentos são feitos por representantes do Corpo de Bombeiros.

SIEG

O SIEG foi fundado em abril de 2004 com a finalidade de assegurar e fortalecer o parque industrial de Guarulhos e região, onde muitas empresas de diferentes seguimentos se preocupam com riscos do processo produtivo, que possam levar a riscos a vida, ao patrimônio ou ao meio ambiente. Dessa forma, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e empresas se reuniram com o objetivo de aprimoramento técnico, troca de informações e conhecimento integrado dos riscos potenciais de cada empresa, para definir ações de modo rápido e com coordenação eficiente.