Defesa Civil realiza 8º Desafio Cross durante dia chuvoso

Segunda, 15 de Outubro de 2018 - 12:43

A chuva e a lama no Núcleo Cabuçu tornaram ainda mais complexo o 8º Desafio Cross da Defesa Civil na manhã e tarde da última quinta-feira, 11, onde foram testadas as habilidades diante dos reforços teóricos e práticos que são praticados durante o ano inteiro. A Coordenadoria Municipal de Proteção Defesa Civil (Compdec) contou com a participação de 60 funcionários e de cerca de 40 do 5º grupamento de Bombeiros Militares, Academia de Bombeiros Civis Arco de Fogo, Tiro de Guerra de Guarulhos, BAPI Comunicações, NBR Treinamentos, Viação Campos dos Ouros e Escoteiros Guaru.

O Desafio consiste em uma série de exercícios entre grupos que são avaliados por fiscais e assistidos por grupos de apoio nas provas de corrida, atendimento pré hospitalar, trilha de regularidade (caminhada com carregamento da vítima em prancha), técnicas em alturas e travessia e resgate de pessoa em situação de enchente. Os grupos apoiadores foram mesclados e divididos nos times Já Era, Avalanche, Segue o Líder, Esquadrão Perigoso, Guerreiros da Selva, Bisonho, Crosta Dura, Tandera e Só que Não. “O objetivo é checar como ocorre o entrosamento das equipes em uma ocorrência, a relação de liderança e, principalmente, o trabalho em equipe de modo que um ajude o outro”, explica o coordenador adjunto da Compdec, Major Israel, na abertura das atividades.

O comandante da equipe “Segue o Líder” e agente da Compdec, Fábio Reis, considera a chuva durante o percurso uma vantagem no aumento da dinâmica da prova. “Esse evento visa colocar em prática o calendário de treinamentos anual da Defesa Civil dentro de uma competição. Sendo proposto no parque em um dia chuvoso o torna mais exigente, a prova da corrida, por exemplo, estava bem escorregadio, mas do jeito que a gente gosta para melhorar ainda mais as habilidades”, afirma.

A equipe de apoio esteve à disposição para orientar os participantes, fiscalizar e corrigir os procedimentos, além de auxiliar em casos de dificuldades, como dúvidas,  machucados e quedas. O bombeiro militar, Vitor Nascimento, fez parte do grupo pelo segundo ano consecutivo. “Experiência fantástica. O nível da galera está muito elevado, com o ajuntamento de bombeiros e Defesa Civil com outras grandes equipes. O evento está bem acima da média”, concluiu.

Imagens:  Fábio Nunes Teixeira/PMG