Diante da falta de vacinas, Prefeitura de Guarulhos pede que idosos aguardem em casa

Segunda, 23 de Março de 2020 - 18:00

A Prefeitura de Guarulhos informa que a vacinação contra a gripe em Guarulhos, no primeiro dia da Campanha Nacional, voltada para pessoas com 60 anos ou mais, teve de ser interrompida devido às poucas doses encaminhadas para Guarulhos pelo Governo do Estado. As UBS zeraram o estoque. Com isso, idosos devem aguardar em casa. A Secretaria de Saúde informará assim que a cidade receber mais doses e as unidade estiverem abastecidas.

A princípio, era para o município receber 125 mil doses para atender o público-alvo desta primeira etapa. Contudo, o governo estadual encaminhou apenas 39 mil. Com isso, no início da tarde a maioria das UBS já tinham consumido seu estoque de vacinas.

Diante da ansiedade da população pela imunização contra a gripe, a expectativa era de grande procura neste primeiro dia da campanha. Ciente disso, a Prefeitura já tinha encaminhado logo pela manhã desta segunda-feira (23) ofício à Secretaria Estadual de Saúde para que complemente imediatamente o estoque necessário para atender a população de Guarulhos. A previsão é que o município receba antecipadamente as entregas programadas ainda esta semana.

Confira abaixo os locais que oferecerão a vacina contra a gripe assim que disponível:

UBS Flor da Montanha
EPG Capitão Gabriel José Antônio. Rua Edson de Souza, 724 - Picanço

UBS Tranquilidade
EPG Izolina Alves David. Rua Diva, 245 - Torres Tibagy

UBS Ponte Grande
EPG Anita Malfatti. Rua José Sargentini, 35 - Ponte Grande

UBS Vila Barros
EE Professor Roberto Alves dos Santos. Rua Carlos Korkischko, 444 - Vl Barros

UBS Munhoz
Colégio Bauer. Av Professor José Munhoz, 437 - Jd Munhoz

UBS Cavadas e Itapegica
Escola Municipal da Emília. Rua João Loprete, 234 - Vl São João

Ambulatório da Criança
Associação 8 de Dezembro (ao lado do Ambulatório). Rua Oswaldo Cruz, 95 - Centro

UBS Fortaleza
Em frente a unidade. Rua Hilário Pires de Freitas, 155 - Jd Fortaleza

UBS Bananal e Santos Dumont
E. E. Professor Maurício Nazar. Rua João Dias, 247 - Pq Santos Dumont

UBS Presidente Dutra
E.E. Padre Bruno Ricco. Av. Rio Real, 379 - Jd Presidente Dutra

UBS Santa Paula
Igreja São João Evangelista. Rua Maria Roza de Campos, 116 - Bonsucesso

UBS Cumbica II
Supermercado Nagumo (ao lado da UBS). Rua Sena Madureira, s/n°- Jd Cumbica

UBS Pimentas
Praça Felício Antônio Alves, s/n° (ao lado da UBS) - Pimentas

UBS Nova Cidade
Supermercado Nagumo. Av Jurema, 1065 -  Pq Jurema

Etapas da Campanha de Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que terá o dia “D” de mobilização nacional em 9 de maio, segue até o dia 22 de maio. Segundo o Ministério da Saúde, a priorização dos idosos nessa primeira fase, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19. Além disso, a pasta considera os estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos. Por isso a importância das pessoas respeitarem as etapas da vacinação.

1ª ETAPA (A partir de 23 de março): Pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

2ª ETAPA (A partir de 16 de abril): Professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; e Forças de Segurança e Salvamento.

3ª ETAPA (A partir de 09 de maio): crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e adultos de 55 a 59 anos.

Imagem: Márcio Lino / PMG