Doação de sangue na Subsecretaria da Juventude mobiliza a população

Terça, 06 de Junho de 2023 - 16:35

Nesta terça-feira (6) sessenta pessoas doaram sangue para a campanha promovida pela Central do Voluntariado de Guarulhos (CVG) na sede da Subsecretaria da Juventude, no Gopoúva. Em sua segunda edição, a ação da Prefeitura foi realizada em parceria com o Hemocentro São Lucas e o projeto social Doe Sangue Guarulhos.

“A Central do Voluntariado tem o objetivo de fomentar o voluntariado na cidade. A campanha de doação de sangue é uma das ações que temos orgulho em desenvolver porque é uma atividade que muda vidas e podemos inspirar a juventude a participar. Fazê-la aqui na nossa sede facilita a muita gente que quer ter esse gesto de solidariedade e não sabe onde”, afirmou o subsecretário da Juventude, Cesar Sousa.

A responsável pela CVG, Sheila Cabral, aprovou a iniciativa. “Fico feliz em ter a oportunidade de participar deste projeto porque cada doador de sangue pode ajudar até quatro pessoas que necessitam. Ele está acontecendo pela segunda vez e a ideia é fazermos aqui todos os anos por ser um local acessível e bem perto do Centro”, disse Sheila.

Acompanhada do filho Miguel, de dez anos, Jéssica Silva Ramos, de 29, doou sangue pela primeira vez. “Sempre quis doar, mas não tive oportunidade antes. Minha amiga me chamou. É uma maneira de ajudar quem precisa e sempre vemos na TV que falta sangue, o que é muito preocupante”, contou a jovem moradora do Pimentas.

Doadora há 30 anos, a aposentada Rita de Cássia Teixeira Gonçalves, de 62, estava de passagem pela cidade e resolveu aderir à campanha. “Moro em Arujá e hoje eu vinha a Guarulhos. Recebi informações sobre esta campanha e aproveitei para doar. Faço isso pelo próximo. Comecei doando para os parentes que iam fazer cirurgia e nunca mais parei”, revelou a aposentada.

Moradora da Vila Rosália, Manuela Luna Rodrigues, de 46 anos, também está acostumada a doar sangue, mas foi a primeira vez que o fez na subsecretaria. “Doar sangue não custa nada e salva vidas”, afirmou a munícipe.

A Central do Voluntariado integra a Subsecretaria da Juventude, que faz parte da Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos. A CVG é um programa da administração municipal que visa a conciliar e a integrar as pessoas que desejam ser voluntárias e os órgãos e instituições que necessitam de voluntários.

Imagens: Marcio Lino/PMG