Economia de recursos públicos marca ação de entrega de ovos de chocolate a alunos da rede municipal

Quarta, 13 de Abril de 2022 - 18:41

Delicioso, o chocolate é feito a partir da amêndoa do cacau, o que além de sabor especial também faz com que seu aroma seja considerado um dos mais perfumados dentre os alimentos. Começaram a ser entregues pela Prefeitura de Guarulhos gratuitamente aos alunos das escolas da rede municipal, fruto de uma pesquisa de mercado/concorrência pública que tornou possível a aquisição da guloseima a um custo consideravelmente menor que os preços praticados pelo mercado.

A compra dos ovos de chocolate de 180 gramas, que também oferece opções de alfarroba, diet e ovos para crianças com alergia a oleaginosas, foi criteriosamente estudada pela equipe da pasta, que além dos aspectos nutricionais e acesso igualitário a todos, considerou a expectativa dos alunos em receber ovos na data comemorativa.

Ovos de chocolate de qualidade e tamanho médio, tais quais os que a Secretaria de Educação vem distribuindo aos alunos das 238 escolas da Prefeitura de Guarulhos, têm preço médio de R$ 49,00 e variam de acordo com a marca e o local de compra. O ovo de chocolate da marca Galak (Nestlé), por exemplo, com 185 gramas, chega a variar entre R$ 59,90 e R$ 63,99, em dois dos principais sites de compras pela internet.

Já os ovos que a municipalidade adquiriu tiveram custo de R$22,40 (chocolate ao leite) e R$33,40 (diet e zero lactose), e foram comprados da empresa W&C Alimentos, vencedora do certame licitatório através do Processo Administrativo n°50396/2021. Com o total investido pela pasta, cerca de R$ 2,7 milhões, foi possível adquirir cerca de 20 toneladas de chocolate e contemplar 119 mil alunos.

A ação, cujos valores investidos é 50% menor do que aqueles encontrados no mercado, impacta não apenas em grande economia aos cofres públicos, mas também na relação de acolhimento da gestão aos alunos da rede municipal.

Imagens: Divulgação/PMG