Ecopontos de Guarulhos receberam mais de 67 mil toneladas de materiais em 2023

Segunda, 29 de Janeiro de 2024 - 17:01

O serviço Ecoponto de recebimento de inservíveis e recicláveis, oferecido em 31 endereços pela Prefeitura de Guarulhos, recebeu durante o ano passado 67,4 mil toneladas de materiais entregues pela população. Do total, mais da metade (38,4 mil toneladas) foi composta por entulho. Na sequência aparecem madeira (15,8 mil toneladas), materiais diversos (cerca de 10 mil), gesso (2,3 mil), terra (1,7 mil) e, por fim, 74 toneladas (10,6 mil unidades) de pneus.

Todo o material recebido nos ecopontos tem destinação social e ambientalmente correta. O entulho, por exemplo, segue para a usina de reciclagem da Prefeitura, onde é transformado em agregado para utilização em obras de pavimentação e edificações. A terra também é reaproveitada em obras diversas e os materiais de coleta seletiva, como vidro, papelão e plástico, são encaminhados às cooperativas de catadores da cidade para triagem e venda às indústrias dos respectivos setores.

De acordo com Rodnei Minelli, secretário de Serviços Públicos, a procura pelos ecopontos tem aumentado a cada ano. “Os números mostram que a adesão ao serviço cresceu 12% em relação a 2022, consolidando a importância do equipamento na cidade. Neste ano entregaremos mais nove endereços, pois acreditamos que esta é a melhor forma de incentivar e facilitar o descarte correto de resíduos por parte dos cidadãos”.

Ecoponto

Os Ecopontos são locais onde os munícipes podem descartar de forma gratuita e ambientalmente correta entulho, móveis velhos, restos de podas de jardim, entre outros materiais recicláveis. Cada morador pode deixar por dia até 1 m³ de entulho (o equivalente ao volume de uma caixa d’água de mil litros). Os endereços e horários de funcionamento dos 31 Ecopontos de Guarulhos estão disponíveis no link www.guarulhos.sp.gov.br/ecoponto.

Imagens: Jackson Argolo/PMG