Em iniciativa inédita, Guarulhos obtém R$ 15 milhões por meio de leilões em apenas um mês

Terça, 06 de Dezembro de 2022 - 15:03

A Prefeitura de Guarulhos obteve ao longo de novembro R$ 15,7 milhões em leilões de três grandes imóveis da cidade. O trabalho de pesquisa dos locais leiloados, inédito na cidade, teve início há quatro anos e será mantido ao longo dos próximos anos com foco nos grandes devedores, o que significa imóveis industriais e comerciais de valor elevado.

A Procuradoria-Geral do município firmou, em 2018, um convênio com a Receita Federal, ao mesmo tempo em que promoveu capacitações para funcionários a fim de desenvolver um método de pesquisa de bens móveis e imóveis devedores em toda a cidade. A partir daí a procuradoria penhora judicialmente os bens, que vão a leilão. O dinheiro obtido é incorporado ao caixa da Prefeitura.

“Há muitos bens ainda a serem penhorados por dívida na cidade. Esse é um trabalho que será mantido e irá gerar receitas constantes para a cidade”, afirma o procurador-geral de Guarulhos, Rafael Prandini Rodrigues. De acordo com ele, os leilões antigamente não eram feitos na cidade. O valor obtido em novembro, portanto, é o primeiro de uma série.

Nesta quarta-feira (7) mais um leilão irá acontecer no município, sem previsão de valores, o que é comum em procedimentos do tipo, mas a expectativa da procuradoria é obter novamente um valor na casa de, no mínimo, sete dígitos.

Ao longo de 2023 haverá leilões com montantes menores a serem arrecadados por serem bens de menor valor, mas a quantidade desses itens é maior; desta forma, a Prefeitura prevê um fluxo constante no caixa municipal, que será utilizado em serviços disponibilizados à população.

Imagem: Sidnei Barros/PMG