Experiência de Guarulhos com hackathons e concursos de startups ganha repercussão nacional

Sexta, 25 de Fevereiro de 2022 - 14:46

No último dia 2 de fevereiro a Prefeitura de Guarulhos participou do programa RCD Cidades no Portal Rede Cidade Digital para falar sobre hackathons e concursos de startups. O foco foi a experiência da cidade que, desde 2017, organiza esses dois eventos por meio do Experimenta, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI).

Chrystopher Montenegro, chefe da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDCETI, explicou que, ao passo que o Hackathon é uma maratona de soluções tecnológicas e inovadoras que se propõe a criar soluções para problemas da cidade, o concurso de startups permite que a municipalidade e a sociedade conheçam soluções que já estejam no mercado ou em fase pré-operacional. Durante o bate-papo, foi exaltado como esses eventos podem contribuir não só para a Prefeitura, mas também para a cidade, uma vez que, além promover a busca por soluções tecnológicas para o município, fomentam também uma cultura de inovação com a participação da sociedade, das instituições de ensino e de empresas.

Para o titular da SDCETI, Jorge Taiar, a importância dessas ações se reflete na consolidação de eventos do tipo no município. “Essas já são ações que mostram uma política pública consolidada na cidade, uma vez que, além de constarem como eventos de Guarulhos na Lei de Inovação local, o evento Experimenta, que reúne os dois quadros, já está indo para a sua sexta edição este nano”, comentou.

A próxima edição do Experimenta está prevista para maio com o tema “Serviços Públicos'' e acontecerá de forma online por meio do canal do evento no YouTube. O regulamento e as inscrições serão disponibilizadas em breve.

Portal RCD

O Portal RCD é uma mídia especializada em tratar sobre as inovações nas prefeituras com o intuito de estimular gestores públicos e informar pesquisadores, empreendedores e cidadãos que estejam de alguma forma conectados aos temas em debate.

O programa RCD Cidades na íntegra pode ser conferido no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=wEHB3SYjs94) ou do Spotify.

Fotos: Divulgação/PMG