Exposição no Adamastor apresenta 65 fotos de pessoas com deficiência até 1º de outubro

Quinta, 24 de Agosto de 2023 - 18:00

Ao som da banda de sertanejo universitário Tactil Look, composta por deficientes visuais, a exposição fotográfica Desperte seu Olhar Inclusivo 2023 “Eu sou...” foi aberta nesta quinta-feira (24) no Adamastor. Em exibição no espaço de exposições até o dia 1º de outubro, de segunda a domingo, das 9h às 22h, a mostra reúne 65 fotos inéditas de pessoas com idades variadas e diversos tipos de deficiência. A entrada é gratuita e a classificação, livre.

“Guarulhos é uma cidade inclusiva. Parabenizo todos os artistas que estão expondo e são inspiradores, pois representam força e garra”, disse o vice-prefeito, Professor Jesus, que representou o prefeito de Guarulhos, Guti, na cerimônia de abertura.

Estimular a criatividade e o interesse pela arte de fotografar, promover a autoestima e a autonomia da pessoa com deficiência estão entre os objetivos da ação. “Nós escolhemos realizar a exposição durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência porque, além de desenvolver projetos e políticas públicas que incluam a pessoa com deficiência, celebramos a diversidade, a luta, a força e a vitória delas”, afirmou a gestora da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), Mayara Maia.

Por sua vez, o secretário de Direitos Humanos, Abdo Mazloum, destacou a importância das pessoas com deficiência ocuparem todos os espaços e que a inclusão deve ser feita em todos os momentos.

A cerimônia contou com a presença do vereador Jorginho Mota, de representantes de diversas instituições e da OAB/Guarulhos.

Modelos

Diego Barreto da Silva, de 20 anos, é assistido pelo projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis) da SAI desde 2018 e escolheu uma foto sua em um estúdio de podcast para a exposição. “Eu sou a alegria por meio do rádio, porque ele tem tudo a ver com minha personalidade e traz emoção. Gosto de rádio desde pequeno porque ele tem o poder de transformar vidas”, revelou o jovem locutor de web rádio, que é deficiente visual.

Acompanhada da filha Vitória, de 25 anos, que tem síndrome de Down e adora cantar, dançar e ser fotografada, Tatiane Saraiva Serafim visitou a mostra. “É uma ação maravilhosa para dar visibilidade às pessoas com deficiência e que sonham em ser aceitas pela sociedade”, disse a moradora do Parque Continental.

O menino Khalel Abomidarc Vidal, de quatro anos, participa pela primeira vez de uma exposição, com um retrato no parquinho. “É importante dar voz às crianças com deficiência, pois elas existem e vão muito além das limitações da deficiência”, declarou Amanda Vidal, mãe de Khalel, portador do transtorno do espectro autista.

O Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

Imagens: Marcio Lino/PMG