Feceg apresenta 126 projetos de estudantes na Semana do Conhecimento

Quinta, 20 de Outubro de 2022 - 12:29

Aconteceram na terça e quarta-feira (18 e 19) as apresentações dos 126 projetos da Feceg - Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos, quadro que faz parte da programação da Semana do Conhecimento de 2022 - Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. No evento, alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares, assim como jovens com idade entre 15 e 29 anos e sem vínculo institucional, apresentaram projetos científicos e tecnológicos para concorrer a uma vaga na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace.

Karina Luz de Melo, professora de física da Escola Estadual Professora Valderice T. M. C. Marchini, que levou alunos do 1º e 2º ano para expor, diz que o contato dos alunos com esse tipo de atividade é, para eles, uma forma de acreditarem em si mesmos. “A escola onde trabalho está no meio de quatro comunidades, então mostrar a ciência pra eles é muito importante. Quando você oferece isso, a questão de trabalhar com a ciência, mostra o quanto eles são capazes de fazer. Eles trouxeram muitos projetos que foram ideias deles mesmos e estão muito empolgados”, disse.

As apresentações estão divididas em temas que abordam ciências agrárias, ciências biológicas, ciências exatas e da terra, ciências humanas, ciências da saúde, ciências sociais aplicadas e engenharia e, nesta sexta-feira (21), no encerramento do evento, acontecerá a cerimônia de premiação. São avaliados pontos como relevância, profundidade, plano de pesquisa, rigor científico, criatividade e inovação, relatório e apresentação oral, além de alinhamento com o tema escolhido e com os objetivos do desenvolvimento sustentável.

“Eu acompanho a Semana do Conhecimento há muitos anos e pra mim é sempre um orgulho ver essa garotada apresentando projetos. O primeiro contato com o fazer cientifico, com a metodologia, é muito importante”, disse o avaliador Felipe Augusto Cané, professor da rede municipal da cidade de São Paulo. “Tenho alguns casos que orientei em anos anteriores de alunos que saíram daqui e hoje estão trabalhando com ciência e tecnologia até fora do país. Esse projeto mudou a história da ciência guarulhense”, completou.

Semana do Conhecimento 2022

Totalmente gratuito e aberto ao público geral, o evento conta com uma extensa programação, envolvendo mais de 200 projetos e 30 atividades como oficinas, rodas de conversa, palestras e mais.

Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), a semana é composta pela Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos (Feceg), Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (Semcitec), Expo Criatividade e Mostra de Economia Criativa.

Imagens: Nícollas Ornelas/PMG