Formação de professores de Guarulhos aborda a educação da pessoa com surdocegueira

Quarta, 28 de Junho de 2023 - 18:10

A Secretaria de Educação promoveu na manhã desta quarta-feira (28) a formação Educação da Pessoa com Surdocegueira, encontro destinado a professores da rede municipal que atuam nas classes bilíngues de surdos, no Atendimento Educacional Especializado e na Educação Especial, que fazem parte do projeto Professor Referência de Apoio à Inclusão.

A palestra foi ministrada pelas professoras Niclaudia Vieira e Beatriz Cavalheiro Crittelli, ambas com trajetória profissional e formação acadêmica voltadas para os processos formativos de educandos com surdocegueira, condição de deficiência única, que pode ser genética ou adquirida, que compromete os sentidos da visão e da audição em diferentes graus, de forma total ou parcial.

Durante o encontro foram abordados aspectos básicos da surdocegueira na escolarização e na aprendizagem por meio de exemplos e recursos de comunicação que podem ser utilizados dependendo das necessidades da pessoa, tais como língua de sinais tátil, sistemas de comunicação baseados em grafias (como o Braille e a escrita na palma da mão), o alfabeto manual, os sistemas baseados em oralidade, entre outros.

“A socialização é fundamental para todas as crianças ao longo de sua aprendizagem e o professor precisa permitir que essa educação aconteça de forma inclusiva e de qualidade. Com o educando surdocego, o professor deve trabalhar com possibilidades reais gradativamente, adequando-se às necessidades individuais da criança por meio de objetos de referência e entender o conceito para ampliar sua ação motora no ambiente e proporcionar maior autonomia”, destacou a palestrante Niclaudia Vieira.

Dia Internacional da Pessoa Surdocega

A formação foi organizada pela Divisão de Diversidade e Inclusão, do Departamento do Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep), em referência ao Dia Internacional da Pessoa com Surdocegueira, celebrado em 27 de junho. A data marca o nascimento da escritora e ativista social norte-americana Helen Adams Keller. Ela foi a primeira mulher com surdocegueira da história a conquistar uma graduação em nível superior e lutar pelos direitos das pessoas com deficiência.

“O encontro teve como objetivo contribuir de forma efetiva pela inclusão e dar visibilidade à causa e a singularidades das pessoas com surdocegueira por meio da expansão e da interiorização das discussões nas escolas e na sociedade, bem como ajudar na formação dos docentes envolvidos”, enfatiza o coordenador de Programas Educacionais da divisão, Rafael Miguel.

Fotos: Divulgação/PMG