GCM celebra 16 anos de ronda ostensiva com homenagens a agentes

Terça, 24 de Outubro de 2023 - 17:50

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos comemorou o aniversário de 16 anos da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) em uma celebração que reuniu autoridades, agentes e seus familiares no Paço Municipal nesta terça-feira (24). Dedicado a operações táticas de gravidade, o grupo monitora diariamente áreas com maiores índices de violência e promove operações estratégicas de combate à criminalidade.

De janeiro a setembro deste ano os 46 agentes da equipe especializada efetuaram oito mil patrulhamentos, detiveram 15 pessoas por crimes diversos, atenderam mais de 400 ocorrências, cumpriram 395 ordens de serviço e emitiram 380 autuações por irregularidades de trânsito.

Os resultados futuros devem ser ainda melhores com os investimentos voltados à segurança municipal anunciados pelo prefeito Guti. “Estamos empenhados na construção de duas novas inspetorias, no treinamento de 123 guardas e na ampliação da frota de viaturas”, pontuou o chefe do Executivo.

Com frota e armamentos de ponta renovados, a Romu é fortalecida por tecnologias modernas, estratégias baseadas em dados científicos e em um calendário de capacitações para o aprimoramento das condutas de todos os seus integrantes. “Há muito a comemorar, principalmente a lealdade e a coragem de todos vocês”, elogiou o secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes.

Homenagens

A Prefeitura homenageou com certificados e medalhas a evolução profissional e a trajetória dos agentes que se dedicam à segurança pública há dez anos ou mais, dentre eles o GCM Luis Costa, agente há duas décadas, que presenciou os primeiros momentos da formação do grupo tático, em 2006. “É bem gratificante. Muita coisa mudou, temos nossa inspetoria, frota e equipamentos. É totalmente diferente de quando começou. Tenho muito orgulho de vestir esta farda, muito mesmo”, salientou o agente.

Costa era amigo e parceiro de rondas dos agentes Erbênio Pereira de Souza e Everton Tomaz de Jesus, que faleceram recentemente. A dupla foi homenageada durante a solenidade com a entrega de medalhas a seus familiares pelas mãos do prefeito, do secretário de Segurança Pública, dos comandantes da guarda e de demais autoridades. Emocionadas, as famílias foram aplaudidas de pé e receberam os abraços de cada agente presente ao evento.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira / PMG