GCM de Guarulhos comemora 15 anos de ronda ostensiva contra criminalidade

Terça, 18 de Outubro de 2022 - 17:26

A Guarda Civil Municipal de Guarulhos (GCM) comemorou nesta terça-feira (18) o aniversário de 15 anos da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) completados no dia 4 de outubro. A  cerimonia no Paço Municipal reuniu familiares e agentes do grupo de elite da corporação. Atualmente com 49 guardas, o setor atua fortemente no combate ao tráfico de drogas, no acompanhamento de ocorrências de maior gravidade e no monitoramento de áreas com maiores índices de criminalidade.

De janeiro a setembro deste ano, a Romu realizou mais de 8 mil patrulhamentos pela cidade, averiguou mais de 2,4 mil pessoas e 635 veículos, apreendeu 10 kg de entorpecentes, cumpriu 305 ordens de serviço, atendeu 170 ocorrências e conduziu 155 suspeitos a distritos policiais. “Esses números são motivos de orgulho”, elogiou o secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes.

O agrupamento, chamado de Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) até 2017, obteve uma série de avanços desde sua criação. Com uma sede reformada e oito veículos em atividade diariamente nas rondas, o trabalho da equipe é fortalecido por armamentos, munições, viaturas e tecnologias modernas, além de um calendário de capacitações para o aprimoramento das condutas de todos os seus integrantes. Os planejamentos futuros preveem o setor ainda mais forte, com novos fuzis e motos que estão em processo final de compra.

A equipe é referência na promoção de treinamentos para outros municípios que desejam implantar uma ronda ostensiva. A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Efag) de Guarulhos capacitou neste ano guardas civis de Itararé, Rio Claro, Poá, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Mairiporã em táticas e procedimentos operacionais. “Em 2019 a cidade de Itapeva, localizada no interior de São Paulo, implantou uma Romu e vocês deram todo o apoio para esses parceiros”, recordou Pontes.

Durante a atividade foram destacadas conquistas recentes na segurança pública, como o financiamento aprovado há cerca de um mês junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que aplicará R$ 49,98 milhões na execução de projetos para a modernização da Guarda Civil Municipal (GCM)  visando a reduzir a criminalidade com abordagens baseadas em evidências científicas, minimizar vulnerabilidades sociais e fortalecer a proteção da população.

Imagens: Márcio Lino/PMG